Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 22 de Maio de 2004 às 12:42

    Imprimir


São Paulo - O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Ministério das Comunicações, responsável pela implementação do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), acabam de publicar edital para chamada pública de instituições no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O edital prevê investimentos de R$ 50 milhões do Funttel para projetos na área.

Na primeira etapa serão qualificadas instituições que se mostrarem aptas a desenvolver projetos nas áreas de difusão e acesso, terminal de acesso e serviços, aplicações e conteúdo, nos temas transmissão e recepção, codificação de canal e modulação, camada de transporte, canal de interatividade, codificação de sinais fonte, middleware, serviços, aplicações e conteúdo. Somente instituições de ensino e pesquisa sem fins lucrativos poderão ser cadastradas. Finep .

COMITÊ CONSULTIVO

No lançamento do edital, foi instalado também o Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, que irá orientar a elaboração da política pública para o setor. Fazem parte do grupo 23 instituições que representam as indústrias, as instituições de classes do setor produtivo, e associações de profissionais da área de comunicação social, além de associações que defendem os direitos do consumidor.

A TV digital permitirá o acesso à internet, o ensino à distância, e a interação do espectador com o conteúdo veiculado, entre outros benefícios. O principal objetivo é promover a inclusão digital.

Segundo dados do governo, menos de 8% dos brasileiros nas cidades têm acesso a internet e na região rural, o índice é de apenas 0,02%. Por outro lado, números do IBGE mostram que existem no Brasil aproximadamente 54 milhões de aparelhos de TV. Espera-se que a transmissão pelo novo sinal possa transformar cada aparelho de TV em uma ferramenta de informática.




Fonte: MCT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383117/visualizar/