Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 20 de Maio de 2004 às 18:48
Por: Ana Karla Costa

    Imprimir


Preocupada com a saúde da mulher, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai realizar amanhã (21.05), na Escola Municipal Professor Rafael Rueda, no bairro Umuarama (Cuiabá), uma palestra sobre a prevenção de doenças e planejamento familiar.

Organizada pela SES em parceria com a Associação de Mulheres de Cuiabá, a palestra vai reunir mulheres da região da grande Morada da Serra, para debaterem temas como: doenças sexualmente transmissíveis; métodos anticoncepcionais; gravidez indesejada e gravidez na adolescência.

De acordo com a responsável técnica da Saúde da Mulher, Marley Carvalho, o bairro Umuarama foi escolhido devido o alto índice de adolescentes grávidas, cerca de cinco gestantes, três são adolescentes. ”Este número revela que mesmo com toda a divulgação sobre os métodos anticoncepcionais, muitas mulheres, principalmente adolescentes, ainda estão desinformadas”, comentou Marley.

Informou ainda, que a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 1996, revelou que aproximadamente 10 milhões de mulheres estão expostas à gravidez indesejada, em função disso, a SES pretende fomentar o debate sobre o planejamento familiar. “O planejamento familiar tem que ser discutido pelas mulheres e homens, pois ambos têm o direito de decidir livre e conscientemente, quantos filhos pretendem ter, o espaçamento entre eles, para isso o governo em todas as esferas e a sociedade como um todo, devem assegurar às informações e os meios necessários para se planejar”, ressaltou Marley Carvalho.

O planejamento familiar é um espaço onde a mulher recebe informações sobre os métodos adequados de prevenção para evitar uma gravidez indesejada e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

A técnica disse ainda, que a Secretaria de Saúde pretende promover em parceria com as associações de bairros, clubes de mães, associações de mulheres, várias atividades que visam orientar as mulheres, nos bairros periféricos de Cuiabá e Várzea Grande. “Outra meta do governo é interiorizar essas ações, através dos Escritórios Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde”, finalizou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383232/visualizar/