Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Outubro de 2012 às 08:35
Por: Welington Sabino

    Imprimir


A Comissão Executiva Nacional do PSDB baixou resolução nesta sexta-feira (19) vetando qualquer apoio por parte do diretório municipal do partido em Cuiabá ao candidato Lúdio Cabral (PT) que disputa a prefeitura da Capital no segundo turno com o empresário Mauro Mendes (PSB). O documento que é assinado pelo secretário-geral da sigla tucana no país, deputado federal Rodrigo de Castro (MG) não é nenhuma surpresa considerando que os tucanos são oponentes históricos dos petistas no cenário político nacional, mas deve causar polêmica e até possíveis punições na capital mato-grosense.

Isso porque um grupo de 15 tucanos derrotados para ocupar uma vaga na Câmara de Cuiabá decidiu declarar apoio a Lúdio Cabral na última quarta-feira (17) levando em consideração o fato de o PSDB, que teve o deputado estadual Guilherme Maluf na disputa majoritária, não ter representante na disputa do 2º turno e contrariando o antagonismo existente entre as 2 siglas. Eles também ignoraram uma decisão do diretório municipal tomada em reunião colegiada no dia 10 onde ficou definido que o partido se manteria neutro na disputa e seria oposição a qualquer um dos candidatos eleitos.

No grupo que declarou apoio ao petista estão: Edisantos Amorim, Euda Oliveira, Neusalina de Jesus, Verô Almeida, Francisco Pedroso (Chicão), Joelma de Souza, Lauriane Figueiredo, Elder Farias, Marco Aurélio (Nico), Professor Garcia, Roosevelt Coelho, William Marcelo, Expedito, Cibele Lemos e Eliane Menacho, que presidia o PSDB Mulher e pediu afastamento da sigla para poder apoiar Lúdio Cabral.

Presidente do diretório estadual do PSDB, o deputado federal Nilson Santos lembrou em entrevista ao jornal A Gazeta, edição de quinta-feira (18), que existia uma orientação nacional para não apoiar o PT, no entanto, ele admitiu que seria hipocrisia vetar a manifestação dos militantes tucanos. Acontece que essa era sua posição antes da Executiva Nacional do partido baixar a resolução. Agora, com o documento que entrou em vigor nesta sexta-feira representantes estaduais e municipais da sigla devem se reunir para definir o futuro dos militantes tucanos que insistirem em manter apoio público ao PT em Cuiabá.

Um desses militantes, Edisantos Amorim, havia dito À Gazeta que, após a votação no último dia 7, ele e outros membros do partido não foram incluídos na discussão sobre o posicionamento do PSDB no segundo turno e que, por isso, se sentiram livres para escolher que candidato apoiar neste momento e disse não temer penalidade por parte da executiva.





Fonte: DO GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38324/visualizar/