Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 20 de Maio de 2004 às 15:40
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O governador Blairo Maggi embarcou no final da manhã desta quinta-feira (20.05) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, rumo a São Paulo, de onde partirá, junto com a comitiva, num vôo comercial, às 22h25 para cidade de Bejing- China.

Até o dia 3 de junho, Maggi irá cumprir um roteiro na China e também no Japão, onde, juntamente com secretários e empresários, visitará empresas e fábricas. Também manterá conversações com o objetivo de atrair investimentos para o Estado de Mato Grosso.

No aeroporto, momentos antes do embarque no hangar do Governo do Estado, Maggi se despediu da governadora em exercício, Iraci França, que comandará as ações do executivo até a volta dele. Também compareceram para as despedidas os secretários de Estado Joaquim Sucena (Casa Civil), Geraldo Gonçalves (Comunicação Social), Yênes Magalhães (Planejamento) João Carlos Vicente Ferreira (Cultura) e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva.

Juntamente com o governador, embarcaram a primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, os secretários Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia), Célio Wilson de Oliveira (Justiça e Segurança Pública), o ajudante-de-ordem e chefe de gabinete, major Alexandre Torres Maia.

A assessora do secretário Vettorato, Maria Isabel de Moraes Manfrim Coutinho Barbosa, já havia embarcado há alguns dias para a China com a missão de preparar a chegada da comitiva. Outro integrante da comitiva oficial. O secretário Homero Pereira (Desenvolvimento Rural) embarcou na quarta-feira para São Paulo, onde se unirá ao grupo.

A comitiva inclui ainda 29 convidados (que pagarão suas despesas) entre empresários, políticos e um jornalista. Parte do grupo embarcou de madrugada para a capital paulista. Alguns empresários já haviam embarcado para a Suíça, onde foram tratar de negócios, e depois se integrarão à comitiva do governador na China.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS – Esta é a segunda viagem oficial do governador Blairo Maggi ao exterior. Em dezembro passado, ele esteve nos Estados Unidos visitando empresas em alguns Estados. Também esteve em Washington, onde proferiu uma palestra.

Maggi parte para a China com a expectativa de ampliar os canais de negociação com aquele país que já é um grande parceiro do Estado de Mato Grosso. “A pauta de exportação é bastante forte e queremos ampliar as vendas. Basicamente hoje o Mato Grosso vende soja, farelo de soja e também um pouco de madeira, mas a intenção do governo é estabelecer negociações para ampliar os negócios na área de carnes, especialmente de aves e suínos”, disse o governador, momentos antes do embarque. Maggi entende que para que os investimentos possam ser ampliados nesse setor, Mato Grosso precisa garantir parceiros compradores.

Nos dias 24 e 26, Blairo Maggi, participará como palestrante de seminário, em Beijing, na China, organizado pelo Itamaraty e Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). O evento pretende estreitar as relações comerciais entre os países. A China é o segundo maior mercado para exportação de produtos mato-grossense, respondendo nos quatro primeiros meses desse ano por 14% da pauta de exportação brasileira.

Com uma população de 1,3 bilhão de habitantes e um crescimento de 7% a 8% ao ano, o país se destaca com um mercado em potencial para importação de produtos alimentícios. E é de olho nesse mercado que empresários mato-grossenses pretende ampliar a pauta de exportação de produtos do Estado. Nesse primeiro quadrimestre, Mato Grosso exportou 2,3 milhões de toneladas de soja, incluindo grãos, farelo e óleo. Outros produtos também se destacam na pauta de exportação mato-grossense está a carne, que representou 6% do total dos produtos exportados, madeira e algodão.

Logo pela manhã, pouco depois das 8h, o governador Blairo Maggi se reuniu em seu gabinete com a vice-governadora Iraci França e o secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena. “Foi uma conversa normal, tranqüila. Passei algumas recomendações das coisas que estão em andamento no Estado e a governadora irá dar seqüência ao trabalho que está sendo feito”.

No aeroporto, em entrevista aos jornalistas, a governadora em exercício, Iraci França, disse que nos próximos 13 dias vai procurar desenvolver o mesmo trabalho que já teve a oportunidade de realizar em dezembro passado quando o governador viajou para os Estados Unidos.

ALTA FLORESTA - Nesta sexta-feira a governadora Iraci França estará em Alta Floresta (802 km ao Norte de Cuiabá) participando das festividades do 28° aniversário do município. “Vamos levar, inclusive, um presente para Alta Floresta, que é a inauguração de uma grande policlínica que vai ajudar a melhorar a qualidade de vida naquele município”, disse Iraci.

Segundo a governadora, a expectativa em relação a viagem de Maggi ao exterior é das melhores. “O governador é expert no ramo do agronegócio e também é uma pessoa muito responsável que quer o melhor para Mato Grosso. Ele irá cumprir uma agenda extensa, onde vai buscar atrair investimentos para o estado, o que é fundamental para nosso desenvolvimento social e econômico”, acrescentou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383264/visualizar/