Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 21:08
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O índio caiapó Bedjai Txucarramãe, da Aldeia Piaraçu, localizada no município de São José do Xingu (931km de Cuiabá), procurou nesta manhã de quarta-feira (19.05) a Superintendência Indígena do Estado para solicitar sementes e um veículo para as aldeias de sua região.

De acordo com o superintendente José Idevar Sardinha, estes pedidos podem ser concedidos. O primeiro por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sad). “Conversarei com o Geraldo de Vitto e com um remanejamento será possível conseguir o veículo que as aldeias necessitam”, disse.

Quanto às sementes, Sardinha explicou que as aldeias podem ser inseridas no projeto “Panela Cheia”. “Nós já plantamos arroz, milho, banana e agora estamos criando porcos, o que ajuda as famílias indígenas sobreviverem”, contou Bedjai.

O caiapó veio acompanhado do genro Meubamp Metuktire, para visitar também o filho de Bedjai, Thiri Metuthiri, que está se recuperando, na Casa do Índio, do acidente de trânsito que matou 11 caiapós no início de abril. “Quero ver meu filho e amanhã estaremos em São Paulo para receber uma doação de calçados aos caiapós”, informou Bedjai.

“Não é difícil realizar ações para melhorar a vida dos caiapós de São José do Xingu, já que os poderes Executivo e Legislativo do Município trabalham a favor da paz”, finalizou Sardinha, referindo-se aos conflitos que existem em outras áreas indígenas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383343/visualizar/