Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 17:58

    Imprimir


Juara agora conta com uma unidade de CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) onde se realiza gratuitamente exames de AIDS (HIV) e sífilis (VDRL) .

Esses exames, quando requeridos à pacientes em Juara, era coletado o material e encaminhado até Cuiabá, o resultado levava em torno de 30 dias para estar disponível, hoje a realidade é diferente, os exames são realizados aqui mesmo no município.

Oferecer esses exames é uma medida importante de saúde pública, pois o conhecimento imediato desses resultados permite acesso imediato ao ambulatório especializado, que tomará todas as providências necessárias e tirará todas as suas dúvidas. Desejando fazer o teste de AIDS, a pessoa pode ir direto ao CTA, não sendo necessário marcar consulta médica.

Ao procurar o CTA, o paciente será recebido por um profissional de saúde que lhe dará todas as explicações sobre o exame. O quesito segurança e sigilo é que faz a diferença, pois somente o profissional e o paciente saberão o resultado do teste.

Alem de realizar esses exames, o CTA faz aconselhamento pré e pós-teste, individual ou em grupo, realiza cadastro dos pacientes para recebimento de preservativo e atividades educativas na unidade de saúde.

A unidade do CTA de Juara está sob a responsabilidade da psicóloga, Dra. Dalma Aparecida de Souza Zangarine e tem sua sede no PAM (Posto de Assistência Médica), na Rua Anita Garibaldi, Nº 500, e o telefone para maiores informações é 66 556-2113.




Fonte: Show de Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383370/visualizar/