Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 18 de Maio de 2004 às 22:56

    Imprimir


A empresa Microsoft agraciou hoje projetos sul-americanos, entre eles um do Comitê para Democratização da Informática, do Brasil, com o prêmio mundial "Inclusão Digital", que reconhece o trabalho dos que se dedicam a educar pessoas de baixos recursos no campo da tecnologia.

"Com estes prêmios queremos destacar três projetos que se destacaram por seu trabalho de alfabetização cibernética", disse Maggie Wilderotter, vice-presidente para o setor público da Microsoft, que fez a entrega dos prêmios.

"Os resultados destes projetos são particularmente impressionantes", acrescentou Wilderotter ao apresentar aos representantes dos premiados 450 funcionários de governos nacionais e locais, incluídos 150 latino-americanos, que participam do "VII Fórum de líderes de governo - Américas" organizado pela Microsoft.

A conferência internacional termina hoje na sede da Microsoft em Redmond, cidade próxima a Seattle, no estado americano de Washington.

Os prêmios foram para os projetos "Inclusão Digital", do Comitê para Democratização da Informática (CDI), do Brasil; "Acesso Tecnológico", da Fundação Vida Rural da Universidade Católica do Chile, e "Treinamento de pessoas deslocadas", da Rede Solidariedade da Colômbia.

O brasileiro "Inclusão Digital" facilita a aprendizagem das ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação e opera em comunidades de baixa renda e com instituições que dão assistência a pessoas com capacidades especiais, a meninos de rua, presos e povos indígenas.

O "Acesso Tecnológico" oferece ferramentas de acesso a tecnologia a pessoas de baixos recursos e formou umas 20.000 pessoas. Seus diretores esperam capacitar 100.000 usuários durante 2005.

"Treinamento de pessoas deslocadas", que tem a meta de ajudar a reinserir na sociedade "deslocados, de entre 17 e 30 anos, por causa da violência", alcançou sucessos similares.

"Para nosso país, que está comprometido com o desenvolvimento da educação em tecnologias da informação, como ferramenta eficaz na criação de oportunidades, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social, este é um estímulo significativo", disse Alvaro Díaz, coordenador de tecnologia da informação e subsecretário de Economia do Chile.

Díaz recebeu o prêmio correspondente ao projeto "Acesso Tecnológico".

María Duque, vice-ministra de telecomunicações da Colômbia, concordou com Díaz e destacou que o projeto "Treinamento de pessoas deslocadas", foi significativo para solucionar o problema de centenas de deslocados.

Por sua vez, Lorenzo Madrid, diretor de educação e governo da Microsoft no Brasil, aceitou o prêmio outorgado ao "Inclusão digital" e destacou a importância dos prêmios para que compreendam que esta tecnologia "abre as portas do futuro".

O reconhecimento a "Inclusão digital" faz parte das iniciativas do programa mundial da Microsoft "Potencial sem limites" criado em 2003 e que tem como meta dar acesso e treinamento em tecnologia da informação a comunidades locais de poucos recursos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383406/visualizar/