Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Maio de 2004 às 19:12
Por: Lenita Violato

    Imprimir


Cerca de 50 professores públicos participaram da palestra sobre a reforma da previdência ministrada em Rondonópolis pela Secretaria de Estado de Administração, nesta segunda-feira (17.05), a convite do sindicato dos professores e servidores públicos da região sul (Sipros).

A palestra destacou as mudanças na aposentadoria com a reforma na previdência que entrou em vigor a partir de janeiro e que irá abranger os servidores públicos de Mato Grosso, depois que o projeto de Lei Complementar do Governo for aprovado pela Assembléia Legislativa. A palestra foi ministrada pelo superintendente de Previdência da Sad, Bruno Martins.

A professora da escola Joaquim Nunes Rocha, Maria de Fátima Amoroso Gaúna (49), indagou que com 25 anos de trabalho em sala de aula e ter assumido recentemente a coordenadoria da escola, se isso vai interferir no pedido de aposentadoria. No caso dela, explicou o superintendente, o trabalho como coordenadora não irá interferir na aposentadoria porque o tempo em sala de aula já foi cumprido e ela poderá pedir a aposentadoria especial ao completar 50 anos.

Mas a maior dúvida dos professores era sobre os requisitos básicos para a aposentadoria. Segundo Bruno Martins, os professores têm duas opções para se aposentar: pela regra geral ou pela regra especial para a categoria. Na regra geral, as mulheres precisam ter 55 anos e terem contribuído com a previdência por 30 anos. Os homens precisam ter, no mínimo, 60 anos de idade e 35 anos de contribuição.

Já na aposentadoria especial para a categoria, todos os critérios têm cinco anos a menos que na regra geral. As mulheres precisam ter 50 anos de idade e 25 anos de contribuição trabalhando em sala de aula. Os homens podem pedir aposentadoria com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, também trabalhando em sala de aula.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383426/visualizar/