Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 18 de Maio de 2004 às 14:50
Por: Ermerson Resende

    Imprimir


Um dos últimos lançamentos anunciados na E3 deve ser o que mais tem preocupado a Microsoft. As gigantes IBM, Sony e Toshiba fecharam um acordo de co-desenvolvimento de um novo tipo de estação de trabalho ¿ cuja tecnologia de processamento é denominada pelo nome-código Cell ¿ direcionada a aplicativos de alta performance para o mercado de criação de conteúdos como filmes para cinema e televisão, além de games.

A IBM pretende cuidar da parte de desenvolvimento do hardware das estações de trabalho Cell e a Sony ficaria com o desenvolvimento do ambiente operacional, fornecendo arquitetura, algoritmos, middleware (software que age como intermediário entre diferentes componentes) e estrutura de dados para as ferramentas necessárias para a criação de conteúdos rich-media com o uso da nova tecnologia, informou o Electronic News.

A nova workstation Cell, que deverá chegar ao mercado em meados de 2005, contará com arquitetura baseada no chip Cell de processamento paralelo por meio de redes de alta velocidade. Ele é considerado por especialistas como ideal para trabalhos como renderização de efeitos especiais, criação de conteúdos 3D para filmes e videogames de nova geração. "A Microsoft deveria se preocupar com isso", declarou um desenvolvedor ao site Games Industry. "Eles têm recolhido opiniões junto aos seus parceiros acerca de sua plataforma Xbox 2 no que diz respeito ao conteúdo que gostariam de ver criado para ela, como mais polígonos, resoluções mais altas e mais efeitos. A resposta que temos dado é que ainda não foram desenvolvidas ferramentas para criar esse tipo de coisa para videogames. Agora, a Sony tomou a dianteira".

A notícia caiu como uma bomba para as também gigantes Intel - que até pouco tempo tem desfrutado do domínio desse mercado - e Microsoft, que agora encara a realidade de já existir um forte concorrente no mercado utilizando ferramentas não-baseadas na plataforma Windows para a criação de conteúdos high end. Ao que tudo indica. As desenvolvedoras baseadas na tecnologia Cell terão preferência para os games para o console PlayStation 3 (que deverá ser lançado em 2006).




Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383464/visualizar/