Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 19:09
Por: Marilu Ribeiro

    Imprimir


O governador Blairo Maggi participa, nesta terça-feira (18.05), às 7;30 horas, da recepção à bandeira do Senhor Divino, na antiga Residência dos Governadores.

Como acontece todos os anos, a Festa do Divino reforça o caráter tradicional da sociedade cuiabana. A festa é comemorada desde a Monarquia Imperial Brasileira.

Sua origem é Portuguesa e foi estabelecida pela rainha D. Izabel casada com o rei D. Diniz, por volta das primeiras décadas do século XVIII.

Um dos principais símbolos da Festa do Divino é a Bandeira, de cor vermelha, com a pomba do Divino bordada em branco no centro. No último dia dos festejos é deixada no mastro ao relento, para apontar o local onde deverá ocorrer a próxima festa.

De acordo com a direção em que se encontrar no dia seguinte, será escolhido o local por meio de sorteio, colocando-se em uma urna os nomes das localidades que ficam na direção apontada.

Confira a programação da Festa do Divino 2004, intitulada “Fé, União e Fraternidade”:

Dia 18 de maio - Terça-feira

Às 7:30h - Recepção da Bandeira do Senhor Divino pelo governador Blairo Maggi e secretária de Tranalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, seguida de Chá com bolo, na antiga Residência dos Governadores, a seqüência, acontece o início das esmolas do Senhor Divino.

Dias 18 a 27 de maio

Novena/cenáculo nas residências dos festeiros

Dia 28 de maio - sexta-feira

Jantar - Baile dos Festeiros no Hotel Fazenda Mato Grosso

Dia 30 de maio - Domingo

Às 9h: Santa Missa dos Festeiros-Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus Às 17h: Santa missa e logo mais procissão Às 20h: Show na Praça com o Pescuma, Henrique e Claudinho e cantores regionais Quermesse e jantar tipicamente cuiabano

Festeiros do Senhor Divino 2004: Imperador - Marcos de Thadeu de Tenuta Imperatriz - Ivete de Campos Sguarezzi Juiz de Vara - Paulo César Figueiredo e Lucio Aparecido Sorge Juíza de Vara - Marinete Borges de Brito/Giselle Addor A. Correa Lima Alferes de Bandeira- Mariza Nepomuceno Ferraz/Carmelita Yonezawa/Lucia Palma Capitão de Mastro - Benedito Luiz Figueiredo/Danilo Arruda Juizinho de Ramalhete - Flávio Jorge C. Miranda Fernandes e Rômulo da Costa Ricci Juizinha de Ramalhete - Carla Renata Sacre de Campos Souto e Janaína Ribeiro Nigro

Festeiros Jovens do Senhor Divino 2004: Imperador - Gabriel Prado Miranda de Barros Imperatriz - Ana Lúcia Ribeiro Juiz de Vara Jovem - Vinicius Baccarin Zanetti Juíza de vara Jovem - Tayssa Jacob Vieira e Maria Leopoldina Curvo de Campos Alferes de Bandeira Jovem - Ana Raphaela Ormond de Campos e Jackeline Souza Diniz Capitão de Mastro Jovem - Bruno da Silva Pinto Juizinho de Promessa -Pedro Adrien Stephan Juizinha de Promessa - Natália Vieira Muller e Maria Paula Klauk Faria Festeiros e Honra - Maria Regina Leventi e Eva da Silva do Couto




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383562/visualizar/