Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 18:32
Por: Elaine Resende

    Imprimir


Encerra-se amanhã, 19, o prazo para inscrição no concurso promovido pelo governo do Estado para a escolha do hino à Bandeira de Mato Grosso. Até o momento, 21 concorrentes de cidades como Juína, Cáceres e Barra do Garças, identificados apenas por pseudônimos, submeteram CD, partitura e letra à gerência de Música da Secretaria de Estado de Cultura.

É a pasta, agora encabeçada pelo historiador João Carlos Vicente Ferreira, que encaminhará os envelopes para a comissão organizadora e julgadora do concurso, a qual terá de tornar público o nome do vencedor em 19 de julho. "Até dia 21 estaremos aptos a convocar a comissão para dar início às avaliações", afirma o gerente de música da Secretaria, Paulo Lopes Pereira.

Ao ganhador será destinado um prêmio de R$ 5 mil, porém para o deputado estadual Carlos Brito (PPS), co-autor da proposta de criação do hino, formulada em conjunto com o secretário de Projetos Estratégicos, Clóvis Vettorato, mais importante que a quantia em dinheiro é, sem dúvida, entrar para a história de Mato Grosso. "Isso é mais importante que qualquer outra premiação. Precisamos retratar o momento contemporâneo, de desenvolvimento e valorização dos símbolos cívicos, com uma letra e uma música que reproduzam isso".

Da seleção pode participar qualquer cidadão brasileiro que apresente até três trabalhos originais e inéditos, elaborados individualmente ou em parceria.

A comissão do concurso, nomeada por decreto do governador, é formada por representantes das Secretarias da Casa Civil, Cultura e Educação, pela Procuradoria Geral do Estado, Academia Mato-Grossense de Letras, Instituto Histórico Geográfico e Universidade Federal.

Assim que instituído, o hino à Bandeira, com letra atual e de fácil compreensão, da mesma forma que o hino do Estado, receberá estímulo governamental para ser executado nas escolas da rede pública e em solenidades oficiais. Tal iniciativa tende a derrubar a tese que defende a alteração da letra do hino do Estado, de autoria de Dom Aquino Corrêa, preservando-o pela importância histórica e cultural que detém.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site www.cultura.mt.gov.br




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383571/visualizar/