Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 17:18
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, participou, ao lado do governador Blairo Maggi, nesta segunda-feira (17.05), no Centro de Eventos do Pantanal, da abertura oficial da quarta edição do Amazontech. O objetivo do evento é discutir e demonstrar novas tecnologias para a conservação da Amazônia. “Considerando que Mato Grosso está dentro da Amazônia Legal, temos o maior interesse em que esse encontro se desenvolva aqui”, diz a secretária.

Ela relata que, assim que Mato Grosso ficou definido como sede do evento para esse ano, o Sebrae procurou o Governo do Estado que, com base nos temas a serem trabalhados pelo Amazontech, sugeriu subtemas e pessoas interessantes para palestras e mesas redondas. “Queremos mostrar os esforços que o Governo tem feito para que a legislação seja cumprida e para que as atividades econômicas se desenvolvam dentro desses limites”, diz ela.

PROGRAMAS - Entre os programas governamentais para a área, ela cita a conservação das matas ciliares, desenvolvida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e os programas de apoio à agricultura familiar coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder). “Também podemos citar os projetos de pesquisa e avanço tecnológico financiados pela Secitec por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat)”, enfatiza.

Outra ação que conta com a parceria da secretaria é o Centro de Tecnologia da Madeira (CTM), rede de laboratórios especializada no estudo da madeira, que estão sendo equipados para atender à demanda dos produtores locais de madeira, em sua maioria localizados na região amazônica. “O objetivo é que o produtor não precise procurar a solução de seus problemas em outros estados”, diz ela, destacando que, embora o tema central do Amazontech seja a conservação da água, temas relacionados também precisam ser abordados. “Não há como falar da conservação da água sem falar do desmatamento, que causa transtorno no ciclo hidrológico, por exemplo”, argumenta.

SUGESTÕES - A questão indígena – isto é, a discussão em torno da disposição ou não das etnias em participar do processo produtivo – foi um dos temas sugeridos pelo Governo do Estado à organização do evento. “Nosso interesse é discutir isso, mostrar que nem todas as etnias pensam da mesma forma”, observa ela. Outro tema sugerido foi a utilização do solo amazônico para o plantio de soja, cuja discussão se fortaleceu com os debates em torno da BR 163. “É um debate atual e importante e atual e nós queremos aproveitar esse momento ímpar do Amazontech”, disse ela. “Esse evento se reveste da mais alta importância porque é um momento privilegiado, assim como debateremos temas importantes para a conservação da Amazônia e as novas tecnologias que permitem esse desenvolvimento.”




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383579/visualizar/