Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Maio de 2004 às 14:00
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O governador Blairo Maggi participou nesta manhã de segunda-feira (17/05) do lançamento da Amazontech, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O evento está programado para começar no dia 16 de agosto. Serão cinco dias de conferências, fóruns, palestras, cursos, oficinas, rodadas de negócios e projetos, vitrine tecnológica, feira, eventos culturais e institucionais.

“É importante que esta quarta edição do evento seja em Mato Grosso para que possamos discutir como podemos desenvolver, quais são nossos limites, e não discutir o que não podemos fazer, e sim como fazer para que a Economia do Estado não pare e a natureza seja respeitada”, enfatizou o governador.

A Amazontech começou em 2001, em Roraima, com uma parceria entre o Sebrae e a Embrapa. Em 2002, teve sua segunda edição no Acre e, no ano passado, no Amazonas. O mega-evento tem o objetivo de discutir o futuro da Amazônia, que abrange nove estados brasileiros e nove países sul-americanos.

“No Brasil, este é um território que representa 61% do país e onde vivem 22 milhões de habitantes, por isso não pode ser ignorado. Todos os órgãos do Governo do Estado estarão presentes na Amazontech”, disse Maggi, referindo-se à discussão do mega-evento para gerar negócios economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente justos.

O governador ainda lembrou a questão indígena em Mato Grosso que está diretamente ligada à floresta. Segundo ele, o assunto deve ser amplamente discutido. “Nas viagens que tenho feito às aldeias, pude constatar que os índios querem falar por eles mesmos, não querem esta política indígena que está aí. Os índios atualmente têm a ‘cabeça’ mais aberta que muitos brancos”, complementou.

Blairo Maggi explicou que a Amazontech é importante, mas que as discussões não podem parar depois do mega-evento. “Quando eu voltar da China, já tenho agendado com o Banco Mundial um encontro, no qual a principal discussão será sobre os projetos de desenvolvimento”, anunciou.

AMAZONTECH – O mega-evento, que será realizado de 16 à 21 de agosto, no Centro de Eventos Pantanal, será aberto ao público sem custos para os cursos e palestras. Segundo os organizadores, Mato Grosso foi escolhido porque é o Estado que mais cresce no país e é estratégico para viabilizar a integração brasileira e sul-americana.

O estado, onde está o Centro Geodésico da América do Sul, está na parte meridional da Amazônia Legal e Cuiabá ocupa a décima posição entre as capitais em índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A expectativa é de que 70 mil pessoas visitem a Amazontech e de que seja gerado R$ 20 milhões em negócios. Quatro ministros farão palestras: Ciro Gomes, Walfrido Mares Guia, Miguel Rosseto e José Fritsch.

O governador Baliro Maggi ministrará a palestra “Mato Grosso em Desenvolvimento”; o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Pagot, sobre “Transporte, Logística, e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”; e o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, sobre o tema “Impacto Social do Agronegócio”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383592/visualizar/