Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Maio de 2004 às 16:38
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), que está sendo discutido por diversas secretarias do Estado, terá Várzea Grande como uma de suas regiões de ação para este ano. Em Várzea Grande e Cuiabá o programa prevê o esforço concentrado das ações das diversas secretarias em piscicultura, mandioca, horticultura e turismo.

O MT Regional é um programa de Governo que prevê o desenvolvimento de ações coordenadas entre secretarias de Estado, parceiros privados e públicos, produtores rurais, lideranças comunitárias para o desenvolvimento de cadeias produtivas características de cada região do Estado. A primeira etapa do programa, realizada pelo consultor paranaense Mário Bracht, foi um levantamento das necessidades e vocações produtivas das regiões com base nos fóruns regionais, debates e outros documentos compilados pelas secretarias sobre o assunto.

CADEIAS - De posse desse primeiro conjunto de cadeias produtivas, foram realizadas reuniões com técnicos de todas as secretarias, a fim de avaliar a viabilidade e a importância das cadeias, escolhendo algumas para serem trabalhadas em 2004. Porém, o trabalho não termina aí. “Essas cadeias que foram apontadas por nós terão que ser validadas pela comunidade”, explica a secretária-adjunta de Ciência e Tecnologia, Jackeyline Mapurunga. “Sem isso não há como desenvolver qualquer tipo de trabalho na região”.

Até o próximo dia 20, os técnicos deverão repassar à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia os formulários que receberam na última reunião da equipe, na semana passada, nos quais detalharão as características de cada uma das cadeias escolhidas. Outra providência do grupo será listar os programas desenvolvidos pelas secretarias nas regiões a serem beneficiadas este ano. “A proposta de trabalho em cadeias produtivas é a de promover a interação entre empresas e instituições públicas e da sociedade local e usar o poder de compra dessas instituições como estímulo à competitividade”, explica Jackeyline. “Essa ação aumentará a demanda e eficiência das organizações, as redes de informação, a profissionalização de agentes regionais e vai também melhorar a infra-estrutura e aumentar a participação das universidades e centros de pesquisa no desenvolvimento regional”

. VANTAGENS - O MT Regional é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e conta com a coordenação executiva das secretarias de Ciência e Tecnologia e de Indústria, Comércio, Minas e Energia. Jackeyline explica que Várzea Grande será beneficiada com a criação de novos postos de emprego e com o aumento da renda dos empreendimentos no município. Além disso, haverá também um incremento na arrecadação tributária dos setores produtivos ligados à cadeia produtiva priorizada. A qualificação dos fornecedores, o acesso que os empresários terão ao crédito e a otimização da produção e dos investimentos são outras vantagens. “Além disso, os programas estaduais e municipais serão compatíveis com as perspectivas e necessidades de Várzea Grande”, diz ela.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383670/visualizar/