Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 12 de Maio de 2004 às 13:44

    Imprimir


O atleta cego mato-grossense Adirson Castro (equipe GR Eletro) confirmou sua posição de número um das provas de fundo do Brasil em sua categoria (B-3). Ele foi o principal destaque de Mato Grosso nos Jogos Paraolímpicos do Brasil ao conquistar duas medalhas de ouro (5 mil e 10 mil metros) no Centro Esportivo do Ibirapuera, em São Paulo. Adirson desembarcou na madrugada desta quarta-feira (12/05), em Cuiabá, comemorando sua efetivação na Seleção Brasileira da ABDC (Associação Brasileira de Desporto para Cegos).

Além de Adirson, mais oito atletas do Estado – incluindo goalball e futsal de cegos - estiveram competindo nos JPB, de 6 a 11 deste mês. Mais de 600 atletas de todo o País concorreram na busca do título e foram analisados por profissionais da área técnica que seguem avaliando os resultados e, até 14 de julho, definem o time que irá para as Paraolimpíadas de Atenas.

Mas, foi mesmo no atletismo que Mato Grosso fez a festa. Além das duas medalhas de ouro de Adirson, o Estado trouxe mais cinco de prata, com Nélson Ned, de Sorriso, que competiu nos 800 e 10 mil metros e ainda outro atleta da equipe GR Eletro, Pedro da Silva Moraes, que foi prata nos 100, 200 e 400 metros rasos. Pedro só foi superado pelo rival Pedro Guilhermino (MG), mas, ainda assim, conseguiu ser incluído na Seleção Brasileira e fica na suplência para as Para-Olimpíadas.

Adirson Castro, acometido de uma forte crise estomacal, que, por pouco não o tirou da competição, não conseguiu o esperado índice “A”, mas se firmou na Seleção Brasileira da categoria e agora, fica aguardando a lista que será divulgada pelo Comitê Para-olímpico Brasileiro.

Na pista, o atleta GR Eletro superou seus dois maiores rivais - Aurélio Guedes (MG) e o revelação Nélson Ned (MT), que o venceu na Corrida de Reis. Mesmo com problema estomacal, Adirson ganhou a prova dos 5.000 metros, com tempo de 16m40, ficando muito próximo do índice “A”, que é de 16m12. Aurélio Guedes ficou em 2º, com marca de 16m50. Depois dessa corrida, Adirson foi internado no hospital Alvorada, onde foi medicado.

Mas, não desistiu. Na segunda-feira, o atleta GR estava de pé e disputou os 10 mil metros com mais vontade do que nunca, deixando poeira para Nélson Ned e Aurélio Guedes. Adirson venceu com tempo de 34m51. Na segunda colocação, ficou Nélson Ned (MT), com 35m21. Aurélio foi o 3º colocado. No entanto, Adirson não disputou os 1.500 metros, já que esta prova aconteceu no mesmo horário da corrida dos 10 mil.

“Venci essas duas corridas motivado por meu sonho de ir às Paraolímpiadas. Fui muito bem e poderia ter me saído melhor, se não fosse o problema estomacal que tive. Me resta agora torcer para que seja chamado para a equipe para-olímpica e seguir meus treinamentos”, disse Adirson Castro, agradecendo o patrocinador GR Eletro pelo apoio que vem dando para que possa continuar representando o Estado.

O atleta agora, faz um descanso de três dias. Mas, a luta em busca do índice “A”, ainda não terminou. No próximo mês, Adirson disputa os Jogos Abertos de Joinville (SC), onde tenta novas medalhas e melhora de suas marcas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383711/visualizar/