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Terça - 11 de Maio de 2004 às 11:58

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Brasil Telecom GSM é a nova marca que chega ao mercado de telefonia celular. Com a nova operação, a Brasil Telecom torna-se a primeira empresa do setor a atender de forma integrada todas as demandas de telecomunicações do mercado. O anúncio da nova marca foi feito hoje em coletiva pelo diretor geral da Brasil Telecom GSM, Ricardo Sacramento. ?Faltava uma divisão de telefonia móvel para alcançarmos o objetivo de ser uma operadora completa de telecom. Agora não falta mais nada?, disse Sacramento aos jornalistas.

No início do segundo semestre, quem mora no Distrito Federal ou nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vai ter uma nova opção de telefonia móvel: a Brasil Telecom GSM. Nos primeiros 13 meses de operação a Brasil Telecom GSM pretende conquistar 1 milhão de clientes.

Para atingir essa meta, vai contar com uma rede de 16 lojas próprias, 40 quiosques, 200 revendas exclusivas e 1.200 revendas não exclusivas. Essa rede vai oferecer soluções completas de telecom: celulares, serviços inteligentes, banda larga e pacotes alternativos de tarifas de DDD e DDI, acessórios para telefonia fixa e móvel, pagamentos de contas de ambos os serviços, além de todos os demais serviços da BraslTelecom.

A empresa escolheu a tecnologia GSM por ser a mais moderna do mercado e optou por incorporar a sigla à marca. ?A idéia é transmitir ao cliente esse conceito de modernidade. E decidimos manter a marca Brasil Telecom por ser uma expressão forte. Não faria sentido chocar o consumidor já acostumado com ela?, explicou Ricardo Sacramento.

O papel dos colaboradores

Os preparativos para esta nova fase da BrT começaram em meados de 2003, quando uma equipe dedicada de 250 pessoas iniciou a montagem da operação em sinergia com centenas de outras estruturas distribuídas por toda a Companhia. O serviço já funciona para um grupo de aproximadamente 17 mil clientes pós-pagos e a cobertura já atende as dez capitais onde a empresa atua.

Os colaboradores e seus familiares e amigos próximos foram os primeiros clientes e também os encarregados de avaliar e criticar os serviços da operação de telefonia celular. Por meio de uma campanha interna foi oferecida a todos a possibilidade de comprar telefones GSM com a grife Brasil Telecom em condições diferenciadas.

A iniciativa foi considerada um sucesso, após a conquista dos primeiros 15 mil clientes pós-pagos da Companhia. ?O objetivo era nos aproximarmos rapidamente do restante da Empresa, criar o hábito de que somos, agora, uma empresa sem fio e, também, testar o funcionamento de nossa rede?, explicou o diretor geral da Brasil Telecom GSM, Ricardo Sacramento.

Com a ação, criou-se uma comunidade móvel na BrT e os aparelhos viraram ferramenta de trabalho. A promoção permitia que até 14 pessoas fossem indicadas, e todas teriam gratuidade em determinadas tarifas, além de poder parcelar o aparelho em 14 prestações sem juros. ?Comercializamos apenas nas capitais e fomos transparentes na comunicação?, lembra Sacramento.

Pesquisa de campo

A Brasil Telecom GSM fez um benchmarking (análise comparativa) dos casos de sucesso mundiais de convergência tecnológica em telecomunicações. Depois, foram realizadas pesquisas qualitativas em Brasília, Porto Alegre e Curitiba para validar a oferta de produtos e serviços com o que as pessoas realmente querem. Tais análises permitiram desenhar as soluções, como parcerias com grandes bancos nacionais, que transformarão os celulares Brasil Telecom GSM em verdadeiras agências bancárias de bolso. A Empresa trabalhará com todas as marcas de aparelhos presentes no mercado nacional.

Além de Ricardo Sacramento, conduzem a Brasil Telecom GSM os diretores Paulo Matos (Novos Produtos e Serviços), Sérgio Pelegrino (Gestão e Planejamento de Vendas) e José Paulo David (Comercial). De fato, participam da operação os quase seis mil colaboradores da Brasil Telecom, que já se consideram pioneiros desta nova fase do segmento de telecomunicações.

A tecnologia GSM

O GSM é o padrão tecnológico para telefonia móvel líder em todo o mundo. São mais de 570 operadoras, atuando em 207 países. Cerca de 73% dos telefones celulares digitais do mundo são GSM, o que equivale a mais de um bilhão de usuários. No Brasil, a tecnologia vem apresentando um crescimento contínuo. Em março de 2004, já respondia por 18% de participação no mercado nacional.

Devido à sua alta capacidade de transmissão de dados, a tecnologia GSM permite oferecer serviços inovadores, como envio e recebimento de fotos, sons e imagens, além de acesso à Internet e outros.

Outra vantagem do GSM é ser imune à clonagem. Isso se deve, em parte, ao sim card, pequeno chip que mantém protegidos todos os dados do cliente. Como ele armazena a linha telefônica, a pessoa pode levar seu número para vários aparelhos, bastando inserir seu chip neles. O GSM também é a tecnologia com mais variedade de aparelhos, em função de sua maior penetração no mercado. Há desde terminais mais simples até os equipados com videogames, câmera e e-mail. Por fim, há a importante vantagem do roaming. O GSM permite que o usuário se desloque para quase todo o mundo levando o próprio chip/aparelho.

A marca

A nova marca representa os valores positivos que o celular da Brasil Telecom carrega desde a sua concepção. Atributos importantes como convergência de serviços fixo-móvel, tecnologia, inovação e visão global em telecomunicações são representados pelo supergráfico que, na verdade, é uma expansão do ícone original da fixa.

A sinergia com a marca da telefonia fixa se manifesta no nome, na cor verde, nas letras e no supergráfico. A sigla GSM foi aplicada discretamente, mas em lugar de destaque, para que a nova marca fosse identificada como a de uma operação celular que carrega atributos como tecnologia de ponta e cobertura.

A criação da marca Brasil Telecom GSM consumiu dois meses de trabalhos intensos, que envolveram vários profissionais de criação. A M Design foi escolhida após uma concorrência entre 5 grandes empresas de design brasileiras.

Sobre a M Design

Executa projetos de design desde 1991, quando iniciou as atividades no segmento de embalagens com a Johnson&Johnson. A qualidade dos serviços e a coerência do design conquistou novos e grandes clientes. Hoje a M Design atua também nos segmentos de identidade visual e forma de produtos.

Principais clientes: Johnson&Johnson, Nestlé (cereais), Sorvetes Nestlé, Avon, Assolan, Bauducco, Baruel, Brasil Telecom, Grupo Pão de Açúcar, Maxprint, Baden Baden.

Atualmente, a M Design conduz 2 projetos para a Brasil Telecom GSM ? A estratégia de submarcas, que define os caminhos gráficos das futuras marcas de serviços e produtos do serviço móvel. E o Manual de Identidade Visual, que orienta as aplicações da marca, contemplando situações e comportamentos do dia-a-dia, como usá-la em fundos coloridos, com que tamanho, como reproduzi-la etc.

Sobre a Brasil Telecom

A Brasil Telecom S.A. presta serviços de telefonia fixa, nas modalidades local, longa distância nacional e longa distância internacional em todo o território nacional: como concessionária, na Região II - Distrito Federal e os estados de Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - e como autorizatária nas demais Regiões e em âmbito internacional.

No uso de suas autorizações do SRTT, presta os serviços de comunicação de dados e redes corporativas na Região II, estendendo-os para os âmbitos nacional e internacional, por meio da prestação conjunta com suas empresas coligadas. A Brasil Telecom detém ainda autorização para prestar serviços de telefonia móvel nos estados correspondentes à Região II e, em breve, passará a oferecer mais esta facilidade aos seus clientes, com soluções completas e convergentes.

A Brasil Telecom tem hoje 10,7 milhões de linhas instaladas, 296 mil telefones públicos e uma taxa de digitalização da rede de 99%. Mais informações, visite www.brasiltelecom.com.br.




Fonte: Da Assessoria

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