Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Maio de 2004 às 10:21
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A partir desta quarta-feira (12.05), trabalhadores rurais do município de Sinop estarão participando do curso de qualificação para operadores de máquinas e implementos agrícolas, do projeto “Parceria Rural”, realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com Empaer, INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), indústrias de máquinas e implementos agrícolas, prefeituras e sindicatos rurais. A abertura do curso será às 8h, no Centro de Formação Profissional de Sinop.

Em Sinop, serão capacitados 110 alunos, maior turma até o momento desde a implantação do curso no ano passado. Deste total, 10 são alunos oriundos de Cuiabá. Segundo uma das coordenadoras do curso, a assessora especial Rosamaria Carvalho, esse acréscimo é em virtude do sucesso obtido nos cursos realizados anteriormente. “Com a constante divulgação na imprensa e as experiências bem sucedidas de alunos que já fizeram o curso, a procura aumentou. Estamos tendo que recusar inscrições em virtude da quantidade de interessados”, frisou a assessora.

O cronograma do curso inclui aulas práticas e teóricas, totalizando 80 horas/aulas divididas em nove módulos. O primeiro módulo é teórico e os alunos recebem noções sobre previdência, direito do trabalho e princípios de ética e cidadania. Neste módulo, são executores das aulas a Setec, a DRT e o INSS.

Nos módulos II, III, IV, V, VI, VII e VIII eles são capacitados com aulas práticas e teóricas sobre preparo do solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheita de soja e de algodão, pá-carregadeira e trator esteira, estas duas últimas máquinas não estão incluídas no projeto original, mas em Sinop a demanda por mão-de-obra qualificada levou a Setec a incluí-las no curso. No último módulo, ministrado pela Empaer, serão estudos técnicos.

As empresas parceiras no projeto são Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak. Os parceiros são responsáveis pelo fornecimento das máquinas para aulas práticas e pelos instrutores.

Além do município de Sinop, o curso já foi realizado este ano em Diamantino e Tangará da Serra. O cronograma de execução para 2004 ainda prevê cursos nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres.

Segundo a assessora especial de Trabalho e Emprego da Setec, Rosamaria Ferreira Carvalho, o Sine foi o responsável pela seleção dos trabalhadores, e terão aulas em período integral, com almoço incluído.

No término das aulas, os treinandos irão responder um questionário formulado pela Setec com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos e estudar maneiras de aperfeiçoar esta modalidade de parceria, visando integrar o Governo do Estado às empresas privadas e entidades não governamentais, buscando sempre a inclusão social por meio do trabalho.

Além desta avaliação, os alunos também estarão sendo acompanhados por alguns produtores e representantes de empresas com o intuito de empregar aqueles que demonstrarem melhor desempenho durante o curso. “A escassez de mão-de-obra qualificada nesta área é tremenda que o produtor está à caça do trabalhador qualificado. Daí a iniciativa do Governo de Mato Grosso em implementar este projeto, que está sendo destaque no Brasil”, destacou a secretária Terezinha Maggi.

Em 2003, o "Parceria Rural", na área agrícola, qualificou 343 trabalhadores operadores de máquinas e implementos agrícolas, em nove municípios do Estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383811/visualizar/