Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 19:37
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O Governo do Estado irá elaborar um projeto de construção de um Centro Esportivo na região central de Cuiabá, envolvendo a área onde está localizado o estádio de futebol Eurico Gaspar Dutra, o “Dutrinha”. “A idéia não é apenas recuperar as instalações do Dutrinha, mas ampliar as atividades esportivas e de lazer ali oferecidas”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Baiano Filho. A proposta de construção do Centro foi apresentada pelo governador Blairo Maggi nesta segunda-feira (10.05), durante reunião em seu gabinete, no Palácio Paiguás, com o secretário de Esportes e o presidente da Federação Matogrossense de Futebol (FMF), Carlos Orione.

A proposta da construção do centro esportivo é, além da recuperação do estádio Dutrinha, construir pistas para o desenvolvimento de outras modalidades de esportes, como por exemplo, skate, atletismo, área para caminhada e uma piscina olímpica. “Ainda vamos elaborar o projeto para saber o que poderemos contemplar. Mas, a idéia é que a área não sirva apenas para o futebol, mas à sociedade mato-grossense como um todo”, ressaltou o secretário de Esportes.

De acordo com o presidente da FMF, a área total do centro esportivo compreenderá 8 mil metros quadrados. A Federação cederá a área para o Estado em regime de comodato. “Nós viemos discutir a reforma do Dutrinha, mas encontramos um projeto muito maior. Achamos a proposta maravilhosa, porque irá contemplar outras modalidades esportivas”, avaliou Carlos Orione.

O estádio Dutrinha tem 60 anos e já foi palco de jogos com atletas consagrados, como Pelé, que jogou no local na década de 60, numa disputa entre o time dos Santos e o Dom Bosco. “O estádio fica numa área central, de fácil acesso para o torcedor. É um local mais aberto a comunidade para realização de jogos também”, destacou o presidente da federação sobre a importância da recuperação do estádio, que hoje tem problemas de estrutura.

FUTEBOL - Na reunião com o governador, também foi discutido o apoio do Estado ao futebol profissional e amador. O presidente da Federação foi o porta-voz dos clubes para que o Estado investisse no Campeonato Matogrossense deste ano.

O secretário de Esportes explicou que constitucionalmente o Estado não tem como investir no futebol profissional, dando ajuda financeira para os clubes. Mas, o Estado, numa parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol, irá apoiar a realização da Copa Governador do Estado e do Campeonato Mato-grossense de Futebol Amador, competições que ocorrerão no segundo semestre deste ano. “Nós podemos contribuir fortalecendo o futebol como um todo, por meio da realização dessas competições”, disse o secretário.

Baiano Filho destacou que, com a realização dessas competições, as equipes que disputam o futebol profissional continuarão em atividade no segundo semestre. “Fortaleceremos o trabalho dessas equipes nas categorias inferiores”, ressaltou.

No Campeonato Mato-grossense de Futebol Amador, a Secretaria espera atrair a maioria dos municípios do interior. “Queremos que ela sirva para revelar talentos, jogadores do interior que possam integrar as equipes profissionais”, informou o secretário. “Esses talentos existem, o que eles precisam é de oportunidade”, ressaltou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383838/visualizar/