Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 19:15
Por: Maria Barbant

    Imprimir


No próximo dia 24 de maio tem início o curso de capacitação para os convocados que foram classificados no concurso de Agentes Prisionais da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. O curso de Formação Profissional do Agente Prisional terá a duração de 26 dias úteis.

De acordo com o secretário adjunto de Justiça e do Sistema Prisional, Sebastião Ribeiro da Silva Filho, o objetivo do curso é dar uma visão ampla do papel do agente, no processo de execução das penas privativas de liberdade e na custódia de presos provisórios, enfatizando suas funções e responsabilidades. “Na verdade estaremos proporcionando aos alunos os conhecimentos indispensáveis para o ingresso no cargo de carreira de Agente Prisional, para que estejam aptos a cumprir suas obrigações legais”, explicou ele.

Nessa primeira fase estão sendo convocados 179 concursados que irão atuar em Cuiabá, Várzea Grande e Tangará da Serra,e mais 96 que irão atuar como orientadores no Centro Sócio-Educativo (Complexo Pomeri). Desse total, até o momento, apenas 43 compareceram para tomar posse.

Todos os convocados devem comparecer a Secretaria de Estado de Administração (SAD), na gerência de Concursos (Superintendência de Gestão de Pessoal), o mais rápido possível a fim de tomarem posse de seus cargos e se habilitarem a participar do curso antes de assumirem suas funções.

VAGAS - Neste primeiro momento, estão sendo chamados os nomeados para Cuiabá, Várzea Grande e Tangará da Serra. Para Cuiabá a superintendência dispõe de 135 vagas, sendo 131 para não portadores de necessidades especiais (Não PNE), e 4 vagas para portadores de necessidades especiais (PNE).

Em Várzea Grande o número de vagas é de 34, para Não PNE e uma, para PNE e, em Tangará da Serra, são dez vagas para Não PNE.

Os demais aprovados serão convocados em seguida, de acordo com a disponibilidade do Estado. Os próximos a serem chamados serão os classificados na Baixada Cuiabana, dos Municípios de Poconé, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães, para o preenchimento de 36 vagas ao todo; e em seguida os de Rondonópolis onde existem 188 vagas, Cáceres 69 vagas e Barra do Garças, 42 vagas. A partir daí, nas demais regiões do Estado.

A relação com os nomes dos classificados nomeados e dos que estão sendo convocados pelo Governo do Estado foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 20.04, que circulou no dia 22 do mês passado e, também está disponível no site da Secretaria de Administração (www.sad.mt.gov.br ).

CAPACITAÇÃO – A formação de agentes prisionais é coordenada pela gerência de Educação e Capacitação do Sistema Prisional.

O curso tem um total de 226 horas/aula dividido em três módulos, Normas Gerais de Ação, Referência Mínima e Prática de Serviço através dos quais os alunos receberão orientações a respeito da estrutura e organização da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); relações humanas no trabalho; sociologia da violência e da criminalidade; abordagem sócio-psicológica da Violência; noções de Criminologia, Direito Penal, Direitos Humanos, Ética e Direito Administrativo; defesa pessoal, prática do Serviço Penitenciário; Gerenciamento de Crise; Planejamento Operacional; Armas, Explosivos e Tiros e Pratica de Primeiros Socorros.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383846/visualizar/