Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 19:03
Por: Paula Muramatsu

    Imprimir


A secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Terezinha Maggi, acompanhou, na tarde desta segunda-feira (10.05), uma aula de campo dos alunos do curso de máquinas pesadas, promovido pela Setec em parceria com indústrias de máquinas e Sindicato das Indústrias da Construção Pesada (Sincop). Terezinha Maggi foi até o parque de exposições da Acrimat, local onde estão sendo ministradas as aulas práticas, e observou alguns alunos durante o treinamento com trator esteira.

Na aula desta segunda-feira, 19 alunos do curso estavam tendo a parte prática do curso, cujo total de horas/aulas é de 96, divididas em 46 de parte teórica e 50 de aulas práticas. Os treinandos estão sendo capacitados para operar, além do trator esteira, rolo-compactador, motoniveladora, pá-carregadeira e escavadeira.

O curso teve início em 28 de abril e se encerra no dia 13 de maio. No total serão capacitados 40 alunos. Os treinandos foram divididos em duas turmas de 20, enquanto uma recebe instruções teóricas, a outra faz a aula prática, operando as máquinas.

De acordo com o instrutor da Fiat, Antônio Carlos Hoffman, que estava ensinando os alunos a operar um trator esteira, o trabalhador sairá do curso com boa noção de como se usa uma máquina pesada, mas terá que aperfeiçoar o aprendizado com a prática. “Eles recebem as noções básicas de uso e manutenção de máquinas pesadas, mas já saem aptos a começar no trabalho. Com o tempo e com a prática poderão incrementar o que aprenderam no curso”, frisou o instrutor.

Para o aluno, Dimárcio Magna Bosco, desempregado, o curso trouxe uma oportunidade de melhoria de vida. “Eu não tinha nenhuma experiência em máquinas pesadas e este curso está me ofertando a chance de alcançar uma vaga no mercado de trabalho. Atualmente, está muito difícil conseguir emprego sem qualificação. A secretária está proporcionando chances de empregos a muitos trabalhadores iguais a mim”, destacou Bosco.

Durante a visita, Terezinha Maggi conversou com os alunos e disse que entrará em contato com os empresários do ramo, por meio do Sincop, para que eles visitem o curso e acompanhem os alunos. “O importante é que o aluno saia do curso com a possibilidade de uma vaga de emprego já engatilhada, por isso a necessidade das empresas estarem acompanhando a capacitação. Há uma demanda por mão-de-obra qualificada no ramo da construção pesada, principalmente da pavimentação asfáltica, o curso vem para suprir esta procura”, justificou a secretária.

As empresas fabricantes das máquinas (Volvo, Fiat Allis/CNH, Dynapac) fornecem os instrutores e o Sincop os equipamentos onde os alunos recebem o treinamento prático. A Setec disponibiliza a certificação, seguro, supervisão e material didático.

A seleção dos alunos foi feita dentro do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), observando se o perfil apresentado por cada treinando adequa-se às exigências do curso.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383849/visualizar/