Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Maio de 2004 às 18:48

    Imprimir


O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), começou hoje (10) e encerra amanhã (11), a Campanha de Vacinação Contra Gripe para os servidores da Casa, com a idade acima de 36 anos. De um total de 300 doses, neste primeiro dia cerca de 132 funcionários foram vacinados. A vacinação está acontecendo no setor Centro Médico do TCE.

A Líder da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano do TCE, Conceição Piva, que coordena a campanha, estima que todas as doses deverão ser aplicadas até amanhã. “A expectativa é de aplicar as 168 vacinas restantes, pois a procura está de acordo com a pesquisa realizada”. Confiorme ela, antes de adquirir as doses, o Tribunal listou o número de funcionário na faixa etária acima de 36 anos e, ainda, procurou saber se todos estavam dispostos a serem vacinados. Com base neste levantamento, a campanha foi viabilizada.

Segundo o Diretor Geral do TCE, Marcelo Bianchini, foram compradas 300 doses da vacina, usadas para combater o vírus Influenza, causador da doença. “Nossa intenção é beneficiar os nossos colaboradores e protegendo-los contra essa doença freqüente, que é a gripe. Além da manutenção da performance no TCE, uma vez que livres de doenças irão trabalhar com mais disposição”, disse Marcelo. O diretor ainda afirmou que a recomendação do presidente Ary Leite de Campos, é para que se faça estudos antes de qualquer projeto ser aplicado. “Isso evita erros e custo desnecessários, pois não adianta insistirmos em algo que os colaboradores não desejam”.

A vacina contra Influenza não causa reações graves, nem mesmo desencadeia gripe. A servidora, Tânia Mello, que tem baixa resistência, foi imunizada garantindo a proteção contra a doença. “Sempre tomo a vacina, pois ela previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, de maneira nenhuma causa a doença”, comentou Tãnia.

A técnica de enfermagem do núcleo de vacinação da Unimed, Ivonice, disse que além de baixar o número de mortes em adultos acima de 36 anos, a imunização reduz os riscos de internação. “A vacina diminui as internações de cardíacos, porque a gripe e outras doenças do sistema respiratório sobrecarregam o organismo, aumentando a ameaça de derrames e isquemia cardíaca”.

Segundo a técnica Ivonice, a vacina deve ser tomada todos os anos, no período do outono, entre os meses de março e maio. “Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus da gripe”. Ela completou explicando que “a vacina precisa de 2 semanas para induzir alguma proteção e de 4 a 6 semanas, para que a máxima proteção seja alcançada”.




Fonte: Assessoria/TCE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383852/visualizar/