Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 06 de Maio de 2004 às 16:56

    Imprimir


Canarana, uma cidade com menos de 20 mil habitantes, localizada na região Leste do Estado, será o palco da abertura dos XXIII Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses (Jorem’s), que terá seu início oficialmente na noite desta sexta-feira (07.05), no ginásio Municipal de Esportes. A festa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), vai inaugurar a etapa Leste dos jogos, com a presença de aproximadamente 900 atletas de 11 municípios nas modalidades de vôlei, handebol, basquete, futsal e atletismo.

Estão confirmadas para a etapa de abertura, com duração de uma semana, as delegações de Campinápolis, Água Boa, Barra do Garças, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Torixoréu e Santa Cruz do Xingu, além de Canarana. Atletas, com idade estudantil (até 17 anos) das 74 equipes masculinas e femininas estarão competindo na busca do título e da classificação para os Jogos Estudantis Mato-grossenses (JEM’s).

Espetáculo - Para marcar a abertura da edição 2004 dos Jogos Regionais Estudantis, a Prefeitura de Canarana preparou uma solenidade completa no ginásio Municipal. Desde a manhã desta quinta-feira (06.05), já estava tudo pronto na cidade. A programação prevê a apresentação de todas as equipes no tradicional desfile. Na seqüência, as luzes se apagam para a celebração do acendimento da pira olímpica por um atleta do município.

A seguir, o público acompanha a execução do Hino Nacional por uma banda local. Ao mesmo tempo, ocorre o hasteamento das bandeiras da cidade, do Estado e do município pelas autoridades presentes. Depois do juramento dos atleta, devem ocorrer a palavra das autoridades e apresentações culturais por grupos daquela região. Fechando a noite, a bola rola para valer no jogo inaugural. De praxe, essa partida envolverá, um time de Canarana (masculino ou feminino).

Os jogos terão prosseguimento na manhã deste sábado (08.05) nos períodos matutino, vespertino e noturno, pelas quatro modalidades. Essa rotina prosseguirá até quarta-feira, quando serão conhecidos os primeiros semifinalistas. Até a sexta-feira (15.05), serão conhecidos os vencedores.

Com presença confirmada na cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho vai pronunciar exaltando a importância dos Jorem’s como um meio de integração, intercâmbio e incentivo à prática do desporto para a classe estudantil. “A Seel sabe da importância de se fomentar o esporte para menores até mesmo como um meio de favorecer a inclusão social e os Jorem’s, por sua abrangência é de extrema importância. Por isso, trata-se de uma das competições que recebem prioridade da secretaria”, justificou Baiano Filho.

Na disputa – O evento que terá início na noite desta sexta-feira vai rivalizar apenas equipes da região Leste. A maior delegação é a de Nova Xavantina, com representantes em todas as modalidades e naipes. Água Boa leva a segunda maior equipe com atletas em todos os torneios, com exceção do futebol feminino. Por sua vez, Barra do Garças, a grande favorita, não terá representantes no futebol feminino e nem no atletismo feminino.

A menor delegação é a de Santa Cruz do Xingu, que estréia nos Jorem’s disputando o futsal (M) e o atletismo (M). Campinápolis, com times no vôlei (M), futsal (M) e atletismo (F), é a segunda menor delegação. A cidade sede conta com representantes no vôlei (M e F), futsal (M e F), futebol (M) e atletismo (M e F). No total, serão 58 equipes coletivas e ainda 18 no torneio de atletismo.

Os times campeões e vice estarão classificados para a fase estadual (Jogos Estudantis Mato-grossenses-JEM’s) que acontecerão em Primavera do Leste, no período de 27 de agosto a 3 de setembro. Os Jorem’s, com cinco etapas, incluindo as regiões Norte, Médio-Norte, Oeste e Sul, também servem como uma seletiva para definir as equipes e representantes do Estado para os Jogos da Juventude, de nível nacional.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383930/visualizar/