Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Maio de 2004 às 16:55
Por: André Michels

    Imprimir


Em um relatório do Ministério da Saúde, Cuiabá é apontada em quinto lugar entre as 27 capitais do país, no quesito violência no trânsito. Os dados usados para a elaboração do ranking estão baseados em números de 2002. O índice de mortes por grupo de 100 mil veículos, apontado pelo Ministério é de 30,6. A média dos países africanos, campeões mundiais em violência no trânsito, é de 28,3.

Em Cuiabá, com a retirada dos radares em 2002, controlar abusos no trânsito ficou mais difícil segundo o presidente do Departamento de Trânsito (Detran-MT), Moisés Sachetti. “Os radares são uma forma muito eficiente de coibir tais práticas. Muitos questionam se as lombadas não fariam o mesmo efeito, sem o recurso da multa; não fazem. As lombadas punem a todos, sem distinção. Já os radares, punem apenas os motoristas infratores. Quem obedece às leis e dirige com responsabilidade, não tem o que temer”, diz Sachetti.

Entre as capitais, Cuiabá fica à frente apenas de Macapá (AP), Porto Velho (AC), Palmas (TO) e Boa Vista (RR). A capital de Roraima, apontada como a pior de todas, tem índice anual de 48. O relatório informa também que Cuiabá é seguida de perto pelas outras duas capitais da região Centro Oeste, Goiânia (30) e Campo Grande (29,3).

O Detran vem promovendo campanhas educativas como alternativa de conscientizar motoristas e também os pedestres. Ao longo de 2003 foram diversas campanhas que produziram resultados animadores. Exemplo da “Semana Nacional do Trânsito”, que envolveu escolas de 31 municípios do Estado.

A partir deste ano, com a implantação do Programa Vida nos Caminhos de Mato Grosso, o Detran disponibilizou R$ 5 milhões para a educação. De acordo com o presidente Moisés Sachetti, educar para o trânsito será a grande meta do Detran nos próximos anos. Além das campanhas pontuais, determinadas pelo Denatran, os educadores da autarquia estarão com campanhas permanentes, nas ruas, escolas e estradas de Mato Grosso.

Quanto à sinalização, por meio de convênios com a Prefeitura Municipal de Cuiabá e de outros municípios, o Departamento está auxiliando em obras de adequação viária em trechos de estrangulamento, sinalização horizontal, com pintura de faixas de rolamento e de pedestres, além da sinalização vertical, com placas e a futura central semafórica de Cuiabá, que deve desafogar o trânsito, com o sincronismo entre os semáforos.

DADOS - Hoje a frota de Cuiabá é de cerca de 170 mil veículos. Em 2002 era de 150 mil. Em todo o país foram registradas 32,7 mil mortes em 2002. Em 2003 o número foi de cerca de 35 mil. A média de mortes no Brasil é de 18,7. Nos países do primeiro mundo, a média é de 11. A capital melhor colocada no ranking é Salvador, com índice de 4,5. Além da capital baiana, São Paulo (9,5) e Natal (10,9) conseguiram atingir índices de primeiro mundo.

No caso da capital paulista, com frota de cerca de cinco milhões de veículos, segundo a pesquisa, o índice de mortes foi reduzido em 30% com a aplicação do CTB e instalação de radares na cidade.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/383931/visualizar/