Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 19 de Outubro de 2012 às 10:11
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Lúdio Cabral tem 45,9% e Mauro Mendes 42%; votos válidos são 52,2% a 47,8%



A primeira pesquisa do segundo do Instituto Access Brasil, divulgada em parceria com o Olhar Direto, aponta disputa acirrada entre os candidatos Lúdio Cabral (PT) e Mauro Mendes (PSB), a mesma que se trava nas ruas na busca ao eleitor.

Lúdio lidera numericamente, com 45,94%, contra 42,07% de Mauro na modalidade única, estimulada. Em votos válidos, sem considerar os indecisos, o insituto identificou Lúdio com 52,20% e Mauro com 47,80%.

No limite da margem de erro, de 4% para mais ou para menos, eles estariam em empate técnico. Ou seja se for descontado esse índice totalmente para um candidato e contabilizado o mesmo valor para outro, haveria esta situação, num cenário provável.

Votos brancos e nulos somam 3,53% e eleitores indecisos são 8,46%. O empresário Mauro Mendes concluiu o primeiro turno com 43,96% dos votos (137.125 eleitores) e o médico Lúdio Cabral atingiu 42,27% (131.877 votos).

O cientista político e economista Jeverson Missias, avalia a performance dos candidatos como longe da interferência dos ataques dos apoiadores e críticas mútuas dos concorrentes.

"A briga dos caciques está longe da população. O que indica que eles estão ainda na avaliação das questões propositivas dos candidatos", opina. "Há ainda quase 8,5% que estão na espera das propostas e dos debates mesmo.

Outra observação de Missias é que os índices dos candidatos estão próximos do resultado obtido por eles no primeiro turno com a apuração dos votos. Ele também afirma que, numa análise preliminar, uma parte dos votos dos indecisos são dos outros candidatos que concorreram com Lúdio e Mauro.

Levantamento

A pesquisa do instituto foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, com 800 entrevistas residenciais, com base em dados socioeconômicos do Censo do IBGE de 2010 e de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O intervalo da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sobre o número MT-00674/2012.

As informações da pesquisa são de responsabilidade do Instituto Access Brasil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38404/visualizar/