Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Maio de 2004 às 14:06
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


O secretário-chefe da Casa Militar do Estado, Cel. Walter de Fátima Pereira e o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Jair Mariano, foram agraciados com o Título de Cidadão Mato-Grossense, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado. A homenagem foi entregue na noite desta segunda-feira (03.05), durante sessão solene na AL.

A proposta de homenagem é de autoria do deputado João Malheiros, que durante a sessão ressaltou a importância da homenagem.”Mato-grossense não é somente quem aqui nasce, mas quem faz por esta terra”, destacou Malheiros.

“Essa homenagem faz com a gente tenha mais determinação para exercer nosso trabalho. Quero agradecer a generosidade do povo de Mato Grosso”, destacou o presidente do Intermat, Jair Mariano.

Para o Cel. Walter Pereira, a homenagem é uma honra. “Sinto-me lisonjeado”, afirmou. Natural de São Gotardo (MG), o secretário-chefe da Casa Militar está em Mato Grosso desde 1953. Em 1980 ingressou na Polícia Militar do Estado, onde exerceu diversas funções, dentre elas a de ajudante-de-ordem de dois governos. Foi responsável pela implantação do 4º Batalhão da PM em Várzea Grande e chefiou outras unidades em cidades do Interior, como Cáceres, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Rosário Oeste e Cuiabá,além de Diretor de Pessoal da corporação.

Em 2000, já no quadro de reserva da PM, o Cel. Walter foi convidado pelo prefeito Jaime Campos a criar a Guarda Municipal de Várzea Grande, hoje exemplo para muitas capitais brasileiras. Graduado em Direito, Walter Pereira tem também diversos manuais operacionais e de planejamento na área de Segurança Pública publicados pela PM, além de ter sido o primeiro oficial no Estado a realizar o curso de Gerenciamento de Crises pela Polícia Federal em Brasília.”Depois desse curso, tivemos muitos êxitos nas negociações em rebeliões e motins”, ressalta o coronel.

No início do governo Blairo Maggi, Walter Pereira foi convidado a chefiar a Casa Militar, que tem como função o assessoramento e planejamento da segurança da governadoria.

O presidente do Intermat, Jair Mariano, também é mineiro, de Guaxupé. Está em seu segundo mandato como deputado estadual, representando a região Norte do Estado, e se afastou do Legislativo para assumir a presidência do órgão.

CRITÉRIOS – A resolução 293 da Assembléia Legislativa estabelece novos critérios para a outorga do Título de Cidadão Mato-Grossense. O relator da proposta deve apresentar documentos que comprovem os serviços prestados pelo homenageado ao Estado. O proponente também passa a ser o fiador das qualidades do homenageado e a proposta de outorga do título deve ter as aprovações de 1/3 dos membros da AL.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384098/visualizar/