Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Maio de 2004 às 12:24

    Imprimir


A noite de terça-feira reserva um espetáculo raro para a maior parte do território brasileiro. Como em dois terços da América do Sul, não será possível ver, do Brasil, o início de mais um eclipse total da Lua - o terceiro em um ano. Em compensação, o Brasil verá a Lua nascer eclipsada.

O satélite estará inteiramente imerso na sombra da Terra, exibindo uma cor avermelhada (raios solares ainda chegam lá, apesar do anteparo do planeta), quando aparecer no horizonte, enquanto o Sol estará se pondo.

A observação dos eclipses lunares não exige qualquer proteção. Para ver melhor o espetáculo, porém, recomendam-se locais pouco iluminados. Em Mato Grosso, o tempo nublado pode atrapalhar a observação do fenômeno.

Como a proximidade do horizonte dá a ilusão de que a Lua é maior do que quando está no meio do céu, a ocasião é um privilégio para quem só poderá observar o fenômeno a olho nu. O eclipse não será visível na América do Norte. Mas será possível apreciá-lo da Antártica, Austrália, Nova Guiné, Indonésia, Filipinas, parte da Ásia, toda a África e Europa (menos do extremo norte). O Brasil viu eclipses totais da Lua em maio e novembro do ano passado. O próximo será de 27 para 28 de outubro.




Fonte: Globo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384112/visualizar/