Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 04 de Maio de 2004 às 09:28
Por: Mariângela Galluci

    Imprimir


Brasília - A Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) questionou nesta segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF), a lei do Rio de Janeiro que reserva vagas em vestibulares de universidades públicas estaduais para estudantes egressos de escolas públicas, negros e deficientes. A lei atinge os concursos feitos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Na ação direta de inconstitucionalidade (adin) os advogados da Confenen sustentam que a lei violou uma série de dispositivos da Constituição, entre eles o que assegura que não haverá privilégios no acesso à escola.

Também argumentam que a legislação discrimina os alunos de escolas públicas de outros Estados, que não foram incluídos na cota, e fere o artigo constitucional segundo o qual todos são iguais perante a lei. Além disso, os advogados sustentam que a competência para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional é da União e não dos Estados.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384155/visualizar/