Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Maio de 2004 às 12:10
Por: Simone Wesley

    Imprimir


O modelo de regulação do SUS implantado em Mato Grosso é inédito no país. Instalada em março de 2002, a Central de Regulação regula os serviços de média e alta complexidade, oferecidos aos usuários.

Em Saúde Pública, regular significa coordenar, orientar e gerenciar as vagas já existentes para consultas especializadas, exames de diagnóstico, cirurgias e internações.

Sediada em Cuiabá, a Central de Regulação gerencia em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá as vagas/serviços oferecidos em todo o Estado, trabalhando interligada com outras 14 centrais localizadas nos consórcios regionais de saúde.

A Central de Regulação funciona a partir de uma parceria com os consórcios intermunicipais de saúde (nas microregiões) e com a Fundação de Saúde de Cuiabá (na capital). Isto significa que a Central de Regulação reorganiza as filas de espera pelos serviços já oferecidos pelo SUS, tanto em Cuiabá como no interior. Importante ressaltar, no entanto, que nenhuma Central de Regulação mantém a pretensão de liquidar com as filas de espera. Até mesmo os modelos de Regulação dos serviços da saúde pública implantados em países de primeiro mundo - como a Espanha por exemplo - mantêm pacientes na fila de espera por cirurgias eletivas (não urgentes), consultas especializadas e exames clínicos.

O que se pretende em Mato Grosso é um melhor gerenciamento dos serviços, de forma que o paciente seja atendido o mais rápido e da forma mais democrática possível. A regulação do Sistema se traduz, assim, em democratização e agilidade do processo, o que culmina em humanização no atendimento ao usuário do SUS.

O gerenciamento das vagas existentes permite ainda compatibilizar com precisão a oferta e a demanda dos serviços de saúde em todo o Estado. Desta forma, a regulação do Sistema combina melhoria no atendimento ao usuário com economia de recursos financeiros.

Para estimular a participação social e, como conseqüência, o exercício da cidadania, a Secretaria de Estado de Saúde mantém na Central de Regulação uma gerência responsável por prestar serviço de informação ao usuário e à sua família, assim como a órgãos públicos, ONGs e prestadores de serviços. Através desta gerência, o usuário vai conhecer seus direitos e deveres, assim como indicações de como e onde acessar os serviços de saúde de que necessita.

A atuação da Central Estadual de Regulação (CER/SUS) abrange a regulação do sistema de transplante; serviço de apoio diagnóstico e terapêutico de média e alta complexidade; leitos hospitalares ou vagas; leito de retaguarda (casas de apoio); tratamento fora do domicílio; consultas especializadas; urgência e emergência; apoio e informação ao usuário.

A Central Reguladora funciona na rua Ten. Coronel Duarte, s/nº, Centro - Cuiabá. Mais informações pelo telefone 616-9100




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384292/visualizar/