Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 18 de Outubro de 2012 às 21:14
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


CNJ acompanha ‘de perto’ Judiciário de Mato Grosso, afirma conselheiro


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está acompanhando as ações do Poder Judiciário de Mato Grosso, principalmente em relação à lisura das decisões dos juízes e desembargadores, garantiu nesta quinta-feira, ao Olhar Direto, o conselheiro do CNJ Jorge Hélio Chaves de Oliveira.

“O CNJ está observando atentamente não só a Justiça do Estado de Mato Grosso, mas como também em outros estados de onde recebemos reclamações, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, que está constantemente na mídia”, comentou.

Jorge Hélio ressaltou que acompanhou todo o processo de punição de magistrados e desembargadores na Justiça mato-grossense e, que depois do afastamento de pelo menos dez desembargadores do Tribunal de Justiça, ocorrido em junho deste ano, o CNJ continua a “mapear” o Estado.

“Eu mesmo tenho vindo várias vezes em Mato Grosso. Tenho visto com bons olhos essa virada que a Justiça de Mato Grosso está querendo mostrar à sociedade brasileira. Vejo que o Tribunal tem se comunicado melhor com a sociedade, tem ajustado pagamento de precatórios em linha cronológica, sem privilégios”, falou.

Porém, o conselheiro também analisa que a mudança será gradativa, já que o afastamento de juízes e desembargadores acusados de venda de sentenças ainda não “limpou” toda a Justiça mato-grossense. “As pessoas que praticam mau-feitos não morreram, estão por ai ainda. E é aí que o CNJ se torna muito importante”, lembrou.

O conselheiro do CNJ versou na entrevista que os problemas vividos na Justiça de Mato Grosso nos últimos anos estão ligados à formação da sociedade como um todo, onde existem corruptos em todas as esferas de Poder.

“O Mato Grosso não é fora do mundo, ele é dentro de um país, de um continente. O que acontece aqui é reproduzido em outros locais da sociedade e do mundo. Aqui e ali temos desvios de condutas, como houve em Mato Grosso, mas que são puníveis dando amplo direito de defesa”

Jorge Hélio finalizou a entrevista fazendo uma alusão do processo de “limpeza” da Justiça do Estado, que ainda não finalizou. “A república ainda está para ser proclamada em Mato Grosso”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38431/visualizar/