Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 19:58
Por: José Luiz Laranja

    Imprimir


O deputado Mauro Savi (PPS) apresentou uma indicação para o distrito de Mimoso, município de Santo Antonio de Leverger, com o objetivo de melhorar a rede de energia elétrica na região. Atualmente, o distrito conta com distribuição de energia monofásica e o parlamentar pede a mudança para trifásica que sai da vila de Mimoso para o rio Mutum, margem da baía de “Siá Mariana”.

“A questão da restrição relativa a energia elétrica, não se baseia unicamente a estrutura turística, mas também afeta as atividades produtivas rurais”, justifica Savi.

Aproveitando as comemorações do próximo dia 5, quando acontece uma sessão solene da Assembléia Legislativa para homenagear o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, referente ao Dia das Comunicações, o parlamentar pretende mostrar as dificuldades que Mimoso encontra com fornecimento de energia elétrica com estabilidade e confiabilidade.

Com rede trifásica, explica Savi, o turismo ganhará um suporte maior e também a produção rural da região vai ganhar com melhor qualidade de vida com o benefício.

“O cenário natural possibilita a implantação e o desenvolvimento de uma política de turismo que se assenta nesses atributos”, afirma o deputado. Quem foi Rondon

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu a 5 de maio de 1865, em Mimoso, Mato Grosso. Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, aos 92 anos. Rondon recebeu o título de Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, sendo seu aniversário definido como o Dia Nacional das Comunicações. Aos 90 anos, Rondon recebeu as insígnias do posto de marechal.

Foi criado pelo avô e por um tio, de quem herdou e incorporou o sobrenome pelo qual é conhecido. Durante sua vida, dedicou-se a ligação dos mais afastados pontos da fronteira centro-oeste e norte e do sertão brasileiro aos principais centros urbanos e a integração do indígena à civilização.

Na primeira empreitada, Rondon desbravou mais de 50.000 Km de sertão e estendeu mais de 2.000 Km de fios de cobre pelas regiões do País. Como indigenista, pacificou tribos, estudou os usos e costumes dos habitantes dos lugares percorridos, participou da criação de medidas legais de proteção aos silvícolas, sendo assim, a 7 de setembro de 1910, nomeado diretor da Fundação do Serviço de Proteção aos Índios (precursora da atual Fundação Nacional do Índio).

Além dessas conquistas, as expedições de Rondon também contribuíram para que 15 novos rios viessem a figurar em nossos mapas; o Museu Nacional enriquecesse com 20.000 exemplares de nossa fauna e flora, devidamente inventariados; enorme área de 500.000 quilômetros quadrados fosse integrada, pela comunicação, ao espaço brasileiro; e fossem compilados, em 70 volumes, relatórios alusivos à biologia, geologia, hidrografia e outros aspectos das regiões por ele percorridas.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384334/visualizar/