Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 17:16

    Imprimir


Cairo - Árabes de vários países, chocados com as fotos de prisioneiros iraquianos torturados e maltratados por soldados americanos no Iraque, acusaram os EUA de terem diferentes padrões para direitos humanos. Alguns disseram que o fato vai aumentar o apoio aos extremistas islâmicos. As fotos mostram iraquianos nus, empilhados uns sobre os outros, soldados rindo deles e os humilhando. Numa outra, publicada num jornal britânico, aparece um soldado britânico urinando em um prisioneiro iraquiano.

"O Escândalo" era o título de primeira página do jornal egípcio Akhbar el-Yom. "Vergonha" era a manchete de seu concorrente, Al-Wald. As fotos foram divulgadas pela TV americana CBS na quarta-feira à noite, mas só hoje foram divulgadas pelos diários árabes, pois sexta-feira é o dia muçulmano do descanso.

"Como eles podem convencer-nos de que são o bastião da democracia, liberdade e direitos humanos?", indagava o egípcio Mustafa Saad.

Um membro do Conselho de Governo iraquiano, apontado pelos EUA, Sondul Chapaouk, pediu uma investigação por parte do Ministério dos Direitos Humanos do Iraque. "Durante a era Saddam, nós rejeitávamos tais atos, e depois da libertação nós ainda os rejeitamos".

Mohammed Hassan Taha, um editor da Nile Sports News Television disse que não apenas os iraquianos foram humilhados. "Todos os árabes foram humilhados".

Hoje, o diário The New York Times informou que a Agência Central de Informações (CIA) também investiga abusos de seus agentes contra prisioneiros no Iraque. O governo britânico anunciou que a investigação em andamento sobre os abusos de soldados será independente.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384348/visualizar/