Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 12:54
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com o Sebrae e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lançaram nesta sexta-feira (30.04) o Projeto Kanjinjin, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.

O projeto visa preservar a tradição do município e gerar renda através da produção da bebida, agregando valores como marca, qualidade e comercialização local e nacional. A tradição da produção individual será mantida, mas a comercialização será coletiva.

“Este projeto nasceu a partir de uma visita da secretária Terezinha Maggi e do nosso governador Blairo Maggi, que se encantaram com a festa do Congo e com a força da descendência negra em todos os costumes do município”, afirmou a gerente do Programa de Associativismo da Setec, Cristiane Miotto.

Segundo ela, o projeto está dividido em duas etapas. A primeira consiste na implantação da cooperativa dos produtores de Kanjinjin e na construção de cozinhas higienizadas em suas residências. A segunda é a construção do Centro de referência da identidade negra, que será utilizado para comercializar o produto e fazer exposições de arte e cultura negra.

O Sebrae ficará responsável pela capacitação dos produtores, através do curso “Despertando para o Associativismo”, que proporcionará noções referentes ao trabalho realizado em cooperativas. “O Sebrae funcionará como um carro abre-alas, pois a capacitação deve ser um dos primeiros passos”, afirmou a representante do Sebrae, Dalila Jabá Torre do Vale.

Representando a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, esteve presente o assessor especial da Setec, José Rodrigues Rocha Júnior. “Trago comigo a vontade da secretária em fazer com que este projeto se transforme em referência no Estado”. De acordo com o assessor, o Estado estuda constantemente projetos que visem potencializar produtos regionais, valorizando as vocações pré-existentes em cada região.

O prefeito de Vila Bela, Joel Pereira, recebeu simbolicamente das mãos do assessor o Projeto Kanjinjin e se comprometeu em manter-se empenhado no desenvolvimento dos trabalhos. “Agradeço ao atual Governo pelo apoio e pela confiança depositados nos moradores deste município. Com certeza a população saberá dar valor a esta oportunidade que está sendo ofertada a nós após muita luta”, concluiu o prefeito.

Houve a apresentação da história do Kanjinjin e a palestra “Cultura, desenvolvimento e geração de renda”, do mestre em antropologia e doutor em sociologia da Universidade Católica de Minas Gerais, José Márcio Barros, que fez apologia do Kanjinjin de Vila Bela com o pão de queijo de Minas Gerais. “A idéia é transformar Vila Bela em referência do Kanjinjin, como Minas é referência do pão de queijo e vice-versa”.

Espera-se atender diretamente cerca de 100 famílias de produtores através do Programa de Associativismo da Setec, com fomento assegurado pelo Programa de Microcrédito, podendo chegar a 500 famílias indiretamente.

Também são parceiros do projeto a Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade e outros órgãos governamentais e não-governamentais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384379/visualizar/