Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Abril de 2004 às 17:50
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Os agentes que fazem a segurança do governador Blairo Maggi e de seus familiares e também da primeira-dama e Secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, e da vice-governadora, Iraci França, estão participando de um curso de Aperfeiçoamento de Tiro na Academia de Polícia Militar Costa Verde, em Várzea Grande. O curso faz parte de uma série de atividades que ocorrem ao longo do ano e que visam deixar os agentes sempre prontos para agir com rapidez e eficiência. O treinamento, que começou na quinta-feira, e vai até o fim da tarde desta sexta-feira (30.04), está sendo ministrado pelo capitão Setúbal da Polícia Militar de Mato Grosso, que é um especialista na área.

“O treinamento inclui a simulação de situações possíveis de acontecer”, explica o capitão Eduardo Henrique de Souza, Coordenador de Segurança da Casa Militar. A equipe é composta atualmente por 33 agentes, dos quais cinco são mulheres. Oriundos da Polícia Militar, com exceção de um dos chefes de Equipe, o tenente Vladimir Leonardo Zanca, que é de Corpo de Bombeiros, os integrantes da segurança – com patentes que vão de soldado a capitão – devem estar preparados para qualquer situação. Por isso, a constante realização de cursos de aperfeiçoamento.

Antes da parte prática - a do tiro real com pistolas .40 -, os participantes passam por aulas teóricas sobre o funcionamento de armas. Estas aulas incluem também o manuseio, a montagem e desmontagem da arma e também o seu municiamento. “O curso ensina a conhecer o mecanismo dos armamentos. Só de olhar para uma arma o agente sabe se está carregada ou não”, explica o tenente Zanca. De acordo com o instrutor Setúbal, antes do tiro real, os alunos praticam diversas situações com tiros a seco, isto é, sem munição. O atirador fica em posições diferentes e treina o saque da arma de frente, do lado esquerdo, direito e na retaguarda, fazendo os movimentos necessários para o tiro.

“Nos exercícios também se observa a agilidade do agente. Mescla o tempo do saque com a precisão do tiro”, diz o coordenador de Segurança, capitão Henrique. Nesta etapa, a prática de tiro inclui alvo parado; tiro com o agente em movimento e o alvo parado e também situações em que ele corre e para. “Os treinamentos visam deixar o agente condicionado a agir com rapidez, já que em determinadas situações ele praticamente não tem tempo para pensar”, afirma o capitão Henrique.

O treinamento do agente ocorre durante o ano todo. Durante o mês, as equipes que não estão em serviço participam de alguma atividade. As etapas incluem condução a pé de autoridades, direção defensiva e evasiva. As próximas fases do curso de tiro incluem técnicas avançadas e alvos em movimento, tiro noturno, tiro de dentro do carro em movimento. Durante o ano, os agentes também participam de aulas de defesa pessoal. O treinamento dos agentes inclui também cursos com especialistas de outras forças policiais como a Polícia Federal. No final do ano passado, os agentes participaram, durante uma semana, de um curso ministrado pela PF que abrangeu Táticas de Segurança e Proteção a Autoridades.

EQUIPE PRECURSORA - Os agentes, além de fazerem a segurança em Cuiabá, também se deslocam com o governador ou a vice-governadora em viagens pelo Estado. Nos casos em que o governador viaja para outro Estado, sua segurança é responsabilidade do governo local. Nas viagens dentro de Mato Grosso, uma equipe chamada de precursora viaja para a cidade com alguma antecedência para fazer o planejamento e reconhecimento do local a ser visitado. Isso inclui os deslocamentos pela cidade durante a visita. Pelo menos um dia antes da visita outra equipe precursora estará no local da visita e desde a chegada do governador na cidade no aeroporto ou de carro, tudo é previamente estudado. Quando Blairo Maggi está num palanque, por exemplo, é feito previamente um desenho posicionando os agentes em pontos estratégicos.

Na equipe de segurança, três oficiais exercem cargos de chefia: são o tenente BM Zanca, o tenente PM Claudemir Gasparetto e o capitão PM Gilberto Duarte Vitório. As mulheres são representadas entre os 33 agentes pela sargento Marizete Lazarotto, cabo Eva Silva Santos, e as soldados Sulimar Miranda Gomes e Elizandra Conceição de Arruda. As ajudantes de ordens da secretária Terezinha Maggi, capitão PM Francyanne Siqueira Chaves, e da vice-governadora, Iraci França, a capitã PM Antonelita Alves Silva Moraes, que também estão preparadas para fazer a segurança ao lado de outros agentes.

Para o capitão Setúbal, responsável pelo treinamento, o trabalho se torna mais fácil em razão do nível dos agentes. O instrutor, que entrou na Polícia Militar em 1992, possui cinco cursos de tiro, quatro deles em Mato Grosso e um na PM de São Paulo, onde participou de um dos cursos mais avançados, chamado de Giraldi. Instrutor de tiro desde 1997, Setúbal dá aulas na Academia Costa Verde e também no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças). Um dos cursos ministrados no ano passado tanto para a PM como para o Sistema Prisional foi o de Gerenciamento de Crise.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384397/visualizar/