Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 16:38
Por: Simone Wesley

    Imprimir


O Comitê Estadual de Combate à Infecção Hospitalar, instituído pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), se reúne nesta quinta–feira, às 14:30 horas, na sede da instituição, com o objetivo de estruturar o controle de infecção hospitalar no Estado. Na reunião vão ser discutidos o Plano Estadual do Comitê, o Regimento Interno e como vão ser implantadas as ações que visam intervir nas comissões hospitalares existentes dentro das unidades de saúde, entre outros. Essas medidas são para implantar definitivamente a política de controle da infecção hospitalar em Mato Grosso.

Apesar de ter sido criada em setembro de 2001, somente em outubro de 2003, por uma iniciativa do Governo Estadual em estar efetivando o combate e prevenção às doenças, é que a comissão passou a ser reestrutura através de portaria. Cabe às comissões públicas: fiscalizar, normatizar, capacitar e avaliar os serviços. Desde então, a Ses-MT já realizou duas capacitações para centenas de funcionários de hospitais públicos e privados.

São poucos os hospitais do Estado que mantêm um programa de controle de infecção hospitalar. Além de manter comissão de controle em atividade, todos os hospitais, devem informar mensalmente à comissão estadual ou municipal o número de casos, qual a taxa, o que representa no número de internações e o que está sendo feito para controlar a infecção.

“Infecção hospitalar é passiva de acontecer em qualquer unidade de saúde, dentro dos percentuais aceitáveis. O importante é desenvolver ações de controle, notificar os casos e pedir ajuda, seja para ações diretas ou treinamento de pessoal. Isto representa preocupação com saúde pública e com a qualidade dos serviços que oferece à comunidade” explica a superintendente de Saúde Coletiva da Ses, Moema Blatt.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384472/visualizar/