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Cidades/Geral
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 09:34
Por: Raquel Teixeira

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Com o objetivo de estender as ações para valorização do servidor público do Estado, assessores de comunicação e conselheiros do jornal Mãos à Obra, de diversos órgãos do Estado, se reuniram na tarde desta quarta-feira (28.04), no Palácio Paiaguás.

Durante a reunião foram discutidas formas de estender programas de gestão de pessoas e qualidade de vida já desenvolvidos em algumas secretarias como Administração, Fazenda, Educação e Cultura, a outros órgãos que ainda não tem uma política implementada de valorização do servidor público.

Uma das formas de extensão dos programas é a divulgação das ações formais e informais de valorização do servidor público por meio do informativo "Mãos à Obra", produzido justamente com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho do servidor.

As secretaria de Administração e Comunicação Social, que executam em parceria o Programa de Conscientização e Valorização do Servidor, coordenado por Flores Terezinha, repassaram aos demais as linhas de ação definidas e esclareceram que, no próximo mês, o projeto final do programa será apresentado a todos.

Na Sefaz, o programa de valorização do servidor vem desenvolvendo ações para melhoria na qualidade de atendimento do órgão, além de proporcionar qualidade de vida e incentivar talentos dos servidores.

Após a reunião, os servidores presentes assistiram a uma explanação sobre o Programa de Consciência Fiscal, desenvolvido pela Sefaz em parcerias com as secretarias de Administração (Sad); Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec); Planejamento (Seplan), Educação (Seduc) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O objetivo da explanação é fazer com as assessorias de comunicação dos órgãos estaduais possam atuar como multiplicadores do programa entre os servidores.

CONSCIÊNCIA FISCAL - O programa, criado em 1996, tem como principal objetivo fortalecer a consciência fiscal da população e o exercício da cidadania, além de levar à sociedade conhecimentos sobre administração pública e controle social sobre gastos públicos.

O programa foi apresentado às assessorias de comunicação e ouvidores dos órgãos com o objetivo de divulga-lo juntos aos servidores. De acordo com um dos membros do grupo de trabalho responsável pela execução do programa, Odenor Aquino, a atuação dos servidores públicos é de extrema importância, que estão na linha de frente para aferir a qualidade e resultados alcançados pelo programa.

A gestão do programa é de competência da Sefaz, que também realiza o monitoramento e avaliação das ações. O programa é coordenado pelos secretários adjuntos das secretarias envolvidas.

Por meio da Setec, o objetivo é desenvolver o programa junto à sociedade civil organizada, desenvolvendo ações de conscientização com a população em geral.

A Sad tem o papel de divulgar e fortalecer o programa entre os servidores do Estado, que atuarão como multiplicadores e depois capacitadores.

O papel da Seplan junto ao plano é implementar e implantar o programa junto às secretarias e órgãos que não estão diretamente envolvidas no programa.

Em parceria com a AMM, o programa já foi desenvolvido em 30 municípios do Estado, alcançando 1,5 mil multiplicadores até o momento, com ações desenvolvidas em conjunto com escolas públicas.

Por meio da Seduc, o programa deve ser aplicado nas escolas com a introdução da Educação Fiscal em forma de temas transversais.




Fonte: Redação Secom - MT

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