Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Abril de 2004 às 08:42
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Deve ser lançado oficialmente até 16 de maio o Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional). A secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Jackeyline Mapurunga, participou nesta quarta-feira (28.04) de reunião com os técnicos das secretarias de Educação; Emprego, Trabalho e Cidadania; Planejamento; Indústria, Comércio e Mineração e a Fema.

Na ocasião, o consultor Mário Bracht apresentou o programa aos técnicos, que se organizaram no Conselho Técnico do programa, formado por dois representantes de cada secretaria. Esses representantes estudarão o conteúdo do programa e voltarão a se reunir na próxima quarta-feira (05.05) para definir as cadeias produtivas a serem desenvolvidas em 2004.

Na semana que vem também serão definidos os coordenadores dos grupos de trabalho do programa: Gestão e Capacitação de RH, Inovação e Desenvolvimento, Mercado e Comercialização, Assistência Técnica e Fomento.

No lançamento do MT Regional será também realizado um workshop sobre o tema, no qual representantes do Ceará, Paraná e Bahia falarão sobre suas experiências com o desenvolvimento de cadeias produtivas.

INTEGRAÇÃO - O secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, destacou que, apesar de ser o estado que mais cresce no País, Mato Grosso ainda é o 23º em recebimento de recurso da União. Segundo ele, uma das causas é o fato de os projetos enviados pelo Estado serem de baixa qualidade. O trabalho coordenado entre as secretarias auxiliaria a melhorar essa realidade. “Hoje nós temos mais de 30 mapas diferentes de regionalização apenas no Governo”, salientou ele, chamando a atenção para a sobreposição de projetos entre secretarias.

Entre os pontos destacados para serem trabalhados pelo programa está o incentivo ao associativismo e cooperativismo e à inovação tecnológica – em especial para o pequeno e médio produtor e comerciante. “Um dos problemas que observamos é o fato de o Ensino Superior estar em sua maioria em Cuiabá; como vamos resolver isso?”, questionou Mário Bracht.

Outro ponto importante de interesse para as cadeias produtivas será a difusão de conhecimento sobre comercialização e registro de produtos, isto é, a organização de um sistema de comercialização. A melhoria da distribuição de informações também é outra frente de trabalho do programa. “Os municípios reclamam que não têm acesso à informação”, observa Bracht.

O MT Regional é um programa de Governo cujo principal objetivo é integrar as ações das secretarias de Estado para o desenvolvimento de cadeias produtivas no Estado. A próxima reunião da equipe acontece na sala de treinamento da Seplan, às 8h30.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384516/visualizar/