Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 19:12
Por: Viviane Monteiro

    Imprimir


SÃO PAULO - O cenário atual para as exportações foi considerado forte por 22% das empresas e apenas 6% das indústrias consideraram fraco, segundo a 151ª Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação relativa ao trimestre abril/junho 2004, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBre/FGV), divulgada hoje.

''A diferença de 22% para 6% é de 16 pontos percentuais, o melhor resultado desde abril de 1978'', informou o economista Aloísio Campelo.

Para o economista, tanto para a situação atual dos negócios quanto para as estimativas, as empresas consideraram o mercado externo forte. ''Isso mostra que as vendas externas devem crescer mais e as internas devem ter passos mais lentos, mas não significa que a indústria não está crescendo no mercado interno'', disse Campelo.

De acordo com o especialista, o nível de capacidade instalada da indústria de transformação está ''bastante equilibrado''. Passou de 80,8%, em janeiro, para 82% em abril. ''É o maior nível para o mês de abril desde 2001, quando havia alcançado 83,9%''. Ele destacou que, corrigindo os efeitos sazonais, o nível de utilização da capacidade teria aumentando 0,1 ponto percentual em abril, em relação a janeiro.

A expansão do nível de utilização da capacidade ocorreu, principalmente, nos setores produtores de bens de capital e de bens intermediários. A pesquisa revela que os bens de consumo continuam expandindo menos do que o esperado.




Fonte: Investnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384563/visualizar/