Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 28 de Abril de 2004 às 09:33
Por: Aruanã Correia

    Imprimir


Na abertura oficial da II Semana de Turismo, realizada na noite de segunda-feira (26.04), no Campus de Nova Xavantina, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) proporcionou à comunidade acadêmica, estudantes da rede pública de ensino e sociedade local, a apresentação de um estudo de caso - expedição "Xavante/Carajá" - com o professor Amintas Nazareth e a apresentação cultural dos índios da etnia Xavante Wanarindobe. No final da cerimônia, numa breve sessão solene, o reitor Taisir Karim recebeu da câmara municipal o título de Cidadão Nova-xavantinense.

Ao receber do vice-presidente do legislativo municipal, vereador Elias Bueno, a homenagem pública, Taisir disse ser importante o apoio do poderes executivo e legislativo locais ao Campus Universitário de Nova Xavantina. "É preciso deixar registrado que essa parceria entre órgãos públicos, sociedade civil organizada e a Universidade vem dando certo, aproximando ainda mais a comunidade", declarou Karim.

Para os cerca de 250 inscritos no evento, entre estudantes de Turismo e Biologia, profissionais da área e comunidade, o professor Amintas apresentou dados da expedição que percorreu 600 km do rio das Mortes, entre Nova Xavantina e São Félix do Araguaia.

Em uma espécie de balsa - a embarcação foi construída sobre três barcos de pesca com uma lona por cima e serviu de residência a uma tripulação de oito pessoas – a expedição procurou demonstrar o potencial turístico da região do Vale do Araguaia, percorrendo 600 km do rio das Mortes, o mais importante afluente do Araguaia na sua margem esquerda, ao lado do rio Cristalino.

POTENCIAIS TURÍSTICOS - Apesar dos poucos recursos empregados na expedição, a equipe da Xavante/Carajá conseguiu demonstrar, por meio de registro fotográfico, a rica diversidade da fauna e flora da região e denunciar, em alguns trechos, o processo de desmatamento das matas ciliares e o crescente estágio de erosão das margens do rio.

“A preservação desse ecossistema, unida a condições adequadas de infra-estrutura e mão-de-obra qualificada, é fundamental para atrair o turista e desenvolver o turismo na região. E os cursos de Turismo e Biologia da Universidade têm colaborado para a criação desse cenário", avaliou Amintas.

Segundo Taisir, Nova Xavantina reúne as condições adequadas para tornar-se pólo turístico e permitir ganho de qualidade de vida à comunidade local com a abertura de novos postos de trabalho. “É necessário criar mecanismos que permitam à população viver do turismo como atividade econômica de excelência. E descobrir as melhores formas para isso é um dos papéis da Universidade”, afirmou Karim.

À noite, logo após a cerimônia de abertura, na entrada do campus, índios da etnia Xavante apresentaram a wanoridobe – a dança dos padrinhos. O ritual, seus cânticos e dança, marca um rito de passagem: é quando o índio xavante deixa de ser criança e torna-se adulto ao furar a orelha.

De acordo com a índia xavante Severiá, a dança representa a purificação e o amadurecimento do jovem índio, com os padrinhos executando a dança enquanto os futuros guerreiros banham-se no rio durante um mês inteiro, podendo parar apenas para alimentar-se e cumprir necessidades fisiológicas.

No final da apresentação, o cacique xavante Cipassé convidou o público a participar da dança. Na quadra esportiva do campus formou-se uma imensa roda composta por professores, estudantes e comunidade que cantavam e dançavam celebrando a diversidade cultural do Estado.

FUTURO - Taisir anunciou ainda a implantação do curso de Engenharia Agrícola no campus de Nova Xavantina para 2005 e assegurou o empenho da administração superior à viabilização do projeto. Ele ressaltou o trabalho articulado feito pela coordenação do campus e do trabalho de professores dos cursos de Turismo e Biologia.

Essa noite foi especial para o campus de Nova Xavantina. Isso é fruto de um trabalho de equipe, nada é construído de forma isolada. O apoio da comunidade e das autoridades do estado e municipal tem sido determinante”, confirmou Helena.

De acordo com o prefeito de Nova Xavantina, Robson Aparecido Pazetto, os projetos em parceria com a Unemat permitem à comunidade local o exercício da cidadania e o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. “O município tem crescido com essa parceria e vamos fortalecê-la ainda mais”, finalizou Pazetto.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384656/visualizar/