Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 27 de Abril de 2004 às 19:49
Por: Camila Toscano

    Imprimir


A CPI da Terra aprovou hoje requerimento que convida a ministra Ellen Gracie Northfleet, do STF (Supremo Tribunal Federal), para depor na comissão. A ministra tem a prerrogativa de agendar quando irá depor.

O requerimento --de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e motivado por uma decisão de Northfleet que supostamente teria favorecido latifundiários do RS-- foi votado pouco antes do final do depoimento do presidente da CPT (Comissão Pastoral da Terra), dom Tomás Balduíno, que reafirmou a posição da entidade a favor de uma reforma agrária mais ousada.

Há cerca de uma semana, durante a apresentação de um estudo elaborado pela CPT, d. Balduíno considerou as invasões realizadas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em terras produtivas legítimas. Na ocasião, d. Tomás Balduíno também criticou a ação da Justiça na mediação dos conflitos, que considerou favorável aos proprietários de terra.

Números

Ao contrário de outras sessões da CPI, marcadas por tensão e bate-bocas, o depoimento de hoje registrou apenas um momento de nervosismo. O deputado federal Abelardo Lupion (PFL-PR) acusou o presidente da CPT de divulgar números parciais e de incitar a violência no campo, ao defender o MST e relacionar o agronegócio com os conflitos de terra.

Lupion chegou a ficar vermelho, em sinal de irritação com as declarações de d. Balduíno, e disse que a Igreja Católica que conhecia "não é a mesma que a CPT defende".

O presidente da CPT rebateu as declarações do deputado aconselhando-o a ler passagens bíblicas --como Josué, capítulo III-- para concluir que a questão de terra é uma antiga bandeira cristã.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384688/visualizar/