Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 27 de Abril de 2004 às 14:49
Por: Beatriz Lecumberri

    Imprimir


A música, a miséria das favelas, o sol, a violência carcerária, a solidão do desértico Nordeste e o colorido carnaval marcarão a partir de amanhã o 6º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, dedicado este ano à cidade do Rio de Janeiro.

Na cerimônia de abertura será exibido o filme "Carandiru", de Hector Babenco, sobre a vida no maior presídio da América Latina, desativado em 2002.

Como acontece a cada ano, o evento tentará levar para Paris a efervescência cinematográfica brasileira, "uma mistura de linguagens e concepções artísticas diferentes", por meio da exibição de longa-metragens clássicos e produções brasileiras mais recentes.

Entre os nove filmes selecionados para receber o prêmio do júri estão "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues, "O Vestido", de Paulo Thiago, "O Homem que Copiava", de Jorge Furtado, "O Caminho das Nuvens", de Vicente Amorim, "Fala Tu", de Guilherme Coelho e "Onde Anda Você", de Sergio Rezende.

Todos os diretores estarão presentes no cinema Arlequim, na capital francesa, para a apresentação de seus filmes que, segundo os organizadores, têm em comum a qualidade de apresentar uma visão do Brasil "pouco convencional".

O júri será formado por diretores e atores conhecidos do público francês.

Nova geração

Além disso, através de uma seção de curtas-metragens, os organizadores querem transmitir uma idéia da nova geração do cinema brasileiro, que dá mostras de "uma grande vitalidade".

Entre os curtas que serão apresentados estão "Bala Perdida", de Victor Lopes, "No Bar", de Cleiton Stringhini e Paulo de Tarso, "Tempo de Ira", de Marcelia Cartaxo e Gisella Mello, e "Onde Quer Que Você Esteja", de Bel Bechara e Sandra Serpa.

A Cidade Maravilhosa, homenageada especial desta edição do festival, foi eleita por vários diretores como cenário de seus filmes e imagem do Brasil exportada para o exterior.

Quatro filmes serão apresentados especialmente no festival em homenagem à cidade: "Veja Esta Canção" (1994), de Cacá Diegues, "Os Cafajestes" (1962), de Ruy Guerra, "Cariocas" (1989), de Ariel de Bigault, e "Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje" (2003), de Izabel Jaguaribe.

A mostra, que se estenderá até 4 de maio, será acompanhada de exposições, concertos e debates. No encerramento serão exibidas três fitas de cinema mudo rodadas no Rio de Janeiro dos anos 20, acompanhadas pelo pianista brasileiro Carlos Eduardo Pereira.

"O festival deseja, acima de tudo, ser um lugar de intercâmbio e de encontro, um momento para descobrir, entre profissionais e amadores, público e convidados, jovens e não tão jovens, o cinema e a cultura brasileiros", afirmaram os organizadores, reunidos na associação franco-brasileira Jangada, com sede em Paris.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384738/visualizar/