Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Abril de 2004 às 14:11
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Os negócios entre China e Brasil serão discutidos numa conferência em São Paulo, nos dias 11 e 12 de maio, na Bolsa de Mercadorias & Futuros. Um dos palestrantes, que irá abordar o tema agronegócio, será o governador Blairo Maggi, que recebeu a programação do encontro na manhã desta terça-feira (27.04) durante visita de diretores de um dos patrocinadores da conferência, a IFC (International Finance Corporation). O IFC, ou Corporação Financeira Internacional, é uma das cinco instituições integrantes do Banco Mundial e, juntamente com o Governo Federal, por meio do Itamaraty, do Governo da China e de empresas como a Companhia Vale do Rio Doce, está patrocinando o encontro que reunirá empresários e representantes dos dois países.

O governador Blairo Maggi participa do encontro na condição de administrador de um Estado que é o principal produtor de soja no país, produto que é responsável pelo excelente desempenho da agricultura nas exportações. “Um terço das exportações brasileiras para a China corresponde à soja e produtos derivados”, disse Wolfgang Bertelsmeier, que anunciou a abertura de um escritório da IFC em Xangai e que será representado por oito pessoas na conferência. O diretor também aproveitou a visita para apresentar sua substituta no Brasil. Quando estiver retornando à sede do Banco Mundial, em Washington, no final de junho, Bertelsmeier será substituído por Saran Kebet-Koulibaly, que veio de Paris, e terá a responsabilidade de conduzir as operações da instituição na América Latina. .

A IFC é o braço do Banco Mundial responsável pelo financiamento do setor privado e a prestação de assistência técnica e de assessoramento aos governos e empresas. Incrementar os negócios entre Brasil e China faz parte das estratégias do Banco Mundial que vê na realização da conferência entre os dois países uma excelente oportunidade. “O banco quer financiar tanto empresas no Brasil como na China”, diz Bertelsmeier, que destacou a importância de Mato Grosso no agronegócio. A participação do governador Blairo maggi na Conferência será no dia 12 de maio, às 11h30, quando ele irá falar sobre o potencial do Estado, onde grandes grupos empresariais vem firmando contratos de financiamento com o banco.

Além da IFC, compõem o Banco Mundial o Bird (Banco Interacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento), que concede empréstimos e assistência para o desenvolvimento de países com rendas médias; a AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) cuja missão é a redução da pobreza, proporcionando a países pobres empréstimos sem juros e outros serviços; a AMGI (Agência Multilateral de Garantia de Investimentos), que estimula investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento, por meio de garantias contra prejuízos causados por riscos não comerciais); a CIADI (Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos), que procura conciliar as disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões.

Também participaram da visita Josefina Doumbia, responsável pelos assuntos ambientais na América Latina e Marcelo Lessa, um paranaense de Londrina que trabalha em Washington no Departamento de agronégócio do banco. A comitiva do banco visitou também a sede da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), onde conheceram o banco de dados, os projetos ambientais, o sistema de monitoramento de desmatamento e também foram informados sobre as penalidades aplicadas aos infratores. Também acompanharam a visita o secretário Especial de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, e o diretor de Recursos Florestais da Fema, Rodrigo Justos de Brito.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384743/visualizar/