Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Abril de 2004 às 10:39
Por: Aruanã Correia

    Imprimir


Alunos do 6º semestre do curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tiveram lições de organização de eventos, como atividades do estágio, ao recepcionarem na manhã desta segunda-feira (26.04) o secretário de Turismo, Ricardo Henry, o deputado federal Pedro Henry, o reitor Taisir Karim e autoridades municipais, na pré-abertura da II Semana de Turismo no Campus de Nova Xavantiva.

Sob o tema Turismo: por quê e para quê, o evento foi classificado pelo secretário como fundamental ao desenvolvimento sustentável do setor no Estado e na região. Ricardo Henry disse que o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo, atuando como agente social, promovendo o desenvolvimento regional ao aproveitar potenciais turísticos das cidades.

“O turismo bem explorado traz benefícios aos municípios e à comunidade, ao transformar seus potenciais em produtos. E a Universidade contribui nesse aspecto ao formar profissionais capacitados. Isso garante a preservação do meio ambiente e uma atividade sustentável”, assegura o secretário.

De acordo com o deputado federal, o curso de Turismo da Unemat é de extrema importância para o desenvolvimento do potencial turístico de MT. “Isso justifica a nossa visita em companhia de representantes do Governo do Estado, responsáveis pelo crescimento do setor”, diz Pedro.

Taisir Karim destacou o crescimento do campus de Nova Xavantina e a prioridade da administração superior em oferecer qualidade aos cursos investindo na melhoria de suas estruturas. “A Unemat é a única Instituição pública do Estado que oferece o curso de Turismo. Temos um compromisso com a formação dos acadêmicos e com desenvolvimento correto do setor no Estado”, confirma o reitor.

CONQUISTAS - Durante a solenidade de abertura do evento, foram inaugurados o laboratório Cozinha/Restaurante do curso e a extensão da rede elétrica, que segundo Helena Cabette, coordenadora do Campus Universitário de Nova Xavantina, vai solucionar o problema de queda de luz com a implantação de um transformador de maior capacidade. A obra consumiu 3 mil metros de cabos elétricos e teve um custo de R$ 40 mil.

Já o laboratório, uma parceira entre Universidade, prefeitura e empresários locais, vai permitir a prática da disciplina Alimentos e Bebidas e uma de qualificação específica do acadêmico. Os custos de operacionalização do laboratório e a compra de equipamentos estão estimados em R$ 32 mil.

O campus conta ainda com laboratórios de Línguas, Informática e as escolas de Agência e Hotel, projetos em fase de elaboração, que compõem a parte de infra-estrutura do curso.

Ainda pela manhã, a comunidade acadêmica e autoridades políticas, batizaram o barco Murerê – nome dado pelos ribeirinhos ao aguapé. Com capacidade para 30 tripulantes, ele foi construído em Cáceres e vai colaborar com os projetos de pesquisa desenvolvidos no rio das Mortes, em Nova Xavantina, por pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Turismo e Biologia do campus . “A formação acadêmica também será beneficiada, disciplinas como ecologia aquática poderão ser bem mais exploradas”, observa Helena.

Os recursos para construção da embarcação vieram de parcerias com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) por meio do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira-Probio e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema).

Maristela Guimarães, chefe do departamento de Turismo, falou da importância do apoio prestado pela comunidade e de órgãos do poder estadual e municipal para o funcionamento adequado do curso. “Em 2001, tudo isso era um sonho e hoje é uma realidade”, conclui.




Fonte: Redação Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384792/visualizar/