Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 25 de Abril de 2004 às 21:31

    Imprimir


Um grupo internacional de cientistas estudou amostras de rochas vulcânicas de 3,5 bilhões de anos que eles acreditam conter os primeiros sinais de vida na Terra.

De acordo com artigo publicado nesta sexta-feira pela revista "Science", os pesquisadores estudaram amostras de rochas do cinturão Mesoarchean Barberton, na África do Sul, e encontraram minúsculos tubos mineralizados cavados, provavelmente, por bactérias primitivas.

Os primeiros micróbios surgiram no fundo do oceano, em zonas vulcânicas. Quando a lava era jorrada, esfriava rapidamente. Porém, mantinha a temperatura ambiente em 70ºC, considerada ideal para a proliferação da vida.

Para os cientistas, as texturas encontradas nas rochas demonstram que elas foram cavadas por micróbios que, provavelmente, as utilizavam como fonte de nutrientes. Nelas havia traços de carbono, nitrogênio, fósforo e potássio --elementos essenciais à vida.

"Há 50 anos as pessoas buscam pelos primeiros sinais de bactérias", disse Karlis Muehlenbachs, pesquisador da Universidade de Alberta, no Canadá. "Muitos já disseram ter encontrado estes sinais, mas não conseguiram comprová-los. O que estamos sugerindo é que há fortes evidências [destes sinais] em um ambiente que nunca ninguém se incomodou em explorar."

De acordo com Muehlenbachs, outro aspecto interessante do trabalho é a semelhança entre as rochas sul-africanas e outras encontradas em Marte. "Estas rochas marcianas também podem conter registros da atividade de vida [se é que já houve no planeta] com as quais poderíamos aprender muito", conclui.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/384952/visualizar/