Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 13:34

    Imprimir


Manaus - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer saber quem é o culpado pelo desmatamento da Amazônia. Ao lançar, na quinta-feira, o Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento (Sipam), Lula perguntou aos técnicos:

"Podemos entender que o desmatamento começa com a soja, ou que não é com a soja, mas com os madeireiros e o gado?"

Um técnico respondeu: "O madeireiro é o sócio do cara da soja."

O presidente sorriu e acrescentou: "Ou é o próprio."

O lançamento foi na sede do Serviço Integrado de Vigilância da Amazônia (Sivam), em Manaus. Em conversa com técnicos, ele perguntou se o Sipam permitirá ao Brasil afirmar, em fóruns mundiais sobre meio ambiente, que é "dono do próprio nariz".

Lula perguntou também se, com base nas fotos da Floresta Amazônica tiradas por satélites, será possível saber quem está desmatando. Técnicos do Sipam apontaram para o presidente do Ibama, Marcus Barros, que participava da inauguração, para que ele respondesse.

Barros explicou a Lula que há uma série de procedimentos a ser seguida para que se chegue à identificação do autor ou autores do desmatamento.

Santuário

Apesar da preocupação em conter o desmatamento, o presidente Lula deixou claro que pretende promover o desenvolvimento sustentável na região. Ele afirmou que a Amazônia não pode ser um "santuário da humanidade", porque nela vivem "20 milhões de homens e mulheres que precisam trabalhar".

Ele também destacou a importância da prorrogação da Zona Franca de Manaus, afirmando que os que criticam essa iniciativa do governo são "os que só conhecem o Amazonas pelo mapa".




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385140/visualizar/