Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Abril de 2004 às 08:53
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


O governador Blairo Maggi recebeu no Palácio Paiaguás, na tarde desta quinta-feira (22.04), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. Acompanharam a audiência o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira e representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Mato Grosso.

Durante o encontro, o ministro recebeu do Governo do Estado uma pauta das principais ações a serem desenvolvidas para resolução dos problemas fundiários e consolidação da agricultura familiar no Estado.

Entre os assuntos apresentados a Rosseto estão o abastecimento de água nos assentamentos, a elaboração do manual para agilização do crédito fundiário, a assistência técnica e extensão rural, além das questões fundiárias do Estado.

De acordo com o secretário Homero Pereira, o objetivo da audiência foi discutir amplamente cm o ministro o relacionamento dos órgãos federais ligados à questão fundiária com o Governo do Estado. “O Estado tem tido dificuldade em desenvolver as ações sem a parceria do Governo Federal e conseqüentemente, o Estado com os municípios. Somente recursos estaduais não atendem a demanda existente”.

O ministro Rosseto também conheceu o programa “Panela Cheia”, desenvolvido pelo Governo por meio da Seder, que distribui sementes para a agricultura familiar em assentamentos no Estado. Somente na safra 2003/2004 foram distribuídas cerca de 500 toneladas de sementes. Segundo Homero, o objetivo de uma parceria com o Governo Federal é ampliar o número de famílias atendidas.

Outras reivindicações apresentadas a Rossetto foram as pendências dos anos de 2002 e 2003 das linhas de crédito do Pronaf Infra-estrutura e as soluções normativas para o Pronaf A. Neste último não foram previstos recursos no Orçamento da União para a região Centro Oeste, o que tem inviabilizado as famílias acessarem os recursos, por meio do Fundo Constitucional do Centro Oeste.

Segundo o secretário Homero Pereira, o ministro se comprometeu a auxiliar o Estado e facilitar o diálogo entre o Estado e o Governo Federal, além do desenvolvimento de ações conjuntas, como a instalação de poços semi-artesianos nos assentamentos em Mato Grosso.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385193/visualizar/