Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 18:34

    Imprimir


Uma falha nos roteadores fabricados pela Cisco Systems pode tirar do ar sites da Internet, prejudicar o tráfego de emails e interromper outras atividades baseadas na Web, afirmaram autoridades norte-americanas especializadas em segurança de computadores, esta semana.

Técnicos devem atualizar seus sistemas para consertarem o problema que pode ser facilmente explorado por hackers, afirmaram representantes do Time de Prontidão e Emergência de Computadores (CERT) dos Estados Unidos. "Alguém com uma modesta quantidade de conhecimento, um programador novato, pode explorar a vulnerabilidade e travar um roteador", disse o pesquisador do CERT, Shawn Hernan.

A Cisco descreveu o problema na noite de terça-feira como um alerta técnico. Os clientes da empresa devem fazer download de uma atualização do software dos equipamentos atingidos pela falha a partir do site da Cisco, informou uma porta-voz da companhia.

O anúncio aconteceu horas após especialistas em segurança de computadores terem descrito falha similar no protocolo TCP usado pela Cisco e outros fabricantes de roteadores para direcionarem tráfego de informações pela Web. Hernan disse que os técnicos não devem confundir os dois alertas.

A falha no TCP afeta qualquer equipamento que direciona tráfego pela rede mundial de computadores, enquanto a vulnerabilidade encontrada nos roteadores da Cisco somente se aplica ao produto fabricado pela empresa, disse o especialista.

Um hacker pode facilmente instruir um roteador da Cisco para ligar e desligar, causando interrupção temporária do serviço da máquina. Se o comando for emitido repetidamente, o equipamento pode travar de fato, disse Hernan. A falha pode derrubar redes específicas do ar, mas não é uma ameaça para toda a Internet, completou. "A morte da Internet não está iminente".

Apesar de ser possível reconfigurar os roteadores para evitar a falha, a melhor solução é usar a atualização de software fornecida pela Cisco, informou Hernan. A atualização também resolve o problema no TCP, disse a porta-voz da Cisco.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385203/visualizar/