Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 15:08

    Imprimir


Mantendo os mesmos traços do passado, mas totalmente restaurada, a igreja de Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande, volta a receber os seus devotos para comemorar 112 anos de história. A entrega da obra de restauração do prédio acontece amanhã (23), às 19h30.

Para que o prédio centenário ficasse com aspecto de novo, a igreja teve que ficar fechada por um ano. Os devotos da santa, que é padroeira da cidade, usaram neste período, o salão paroquial para a realização de missa e outros encontros religiosos. O Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, investiram R$ 30 mil na restauração da igreja.

A coordenadora do projeto de Restauração, Erzila Miranda Faustino, disse que “a igreja já passou por pequenas reformas, mas esta foi a primeira vez que as características originais foram restauradas. A obra de restauro, tanto da parte estrutural quanto das imagens sacras, começou no dia 15 de dezembro do ano passado”, explicou.

Para o prefeito Jaime Campos, a igreja além de centenária é um dos mais importantes cartões postais de Várzea Grande e por isso precisa ser preservada. “A construção da igreja de Nossa Senhora da Guia se compara à história da fundação da cidade. O esforço de famílias tradicionais, que no passado realizaram o empreendimento, contribuiu e muito para a construção da história do nosso município”.

Jaime Campos também destacou a importância da criação da Lei de Incentivo à Cultura, que tem possibilitado que obras culturais e religiosas possam ser recuperadas. “Não podemos deixar que prédios e casarões antigos se percam em meio às ruínas do tempo. Cada obra tem a sua marca e a sua trajetória. Se não fosse a parceria entre o Governo do Estado, prefeituras e empresas privadas, muito dos patrimônios históricos de Mato Grosso hoje só estariam estampados em fotografias antigas ou recortes de jornais”, frisou.

As comemorações a Nossa Senhora da Guia prosseguem até o dia dois de maio, quando será realizada uma festa na Conferência de Nossa Senhora do Carmo, em Várzea Grande. Nessa data haverá missa em ação de graças, procissão e quermesse durante todo o dia. A festa de Nossa Senhora da Guia marca também o início das programações alusivas ao aniversário de Várzea Grande, que este ano completa 137 anos de fundação.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385221/visualizar/