Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 20 de Abril de 2004 às 19:32
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) fechou 20 novos parceiros para o projeto "Parceria Rural", na área da agricultura. As novas empresas foram contatadas durante a Agrishow Cerrado 2004, onde os coordenadores do projeto visitaram mais de 30 expositores na feira, apresentando o projeto e o resultado das ações já executadas.

O Parceria Rural visa preparar mão-de-obra especializada para atuar no campo e na pecuária, com a proposta de fortalecer o ramo do agronegócio no Estado, possibilitando a geração de trabalho e emprego, oferecendo melhor qualidade de vida ao trabalhador. Ele é dividido em duas áreas de atuação: agricultura e pecuária. No ramo da agricultura, a Setec já está atuando com o curso de qualificação de operadores de máquinas e implementos agrícolas e na pecuária com o de qualificação em manejo de bovinos. O projeto faz parte do Plano Cidadão, Plano Estadual de Geração de Trabalho, Emprego e Renda de Combate à Fome.

Atualmente a Setec está desenvolvendo o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas em parceria com 12 empresas multinacionais do ramo. Com a agregação de novas indústrias, o objetivo é ampliar o projeto com a oferta de dois novos cursos na área da agricultura, que são na área de armazenamento, silos e secadores e na aplicação de defensivos agrícolas. Os novos cursos serão nos mesmos moldes do já executado, onde os alunos recebem aulas práticas e teóricas, num total de 80 horas/aulas.

De acordo com a assessora especial da Setec, Rosamaria Ferreira de Carvalho, estes novos parceiros possibilitarão a ampliação dos cursos do projeto Parceria Rural. "A Agrishow Cerrado trouxe resultados excelentes para a Setec na área da qualificação profissional, conseguimos firmar novos parceiros e ampliar a atuação do projeto", destacou a assessora especial e uma das coordenadoras do projeto. Entre as novas empresas estão Kepleweber, Amanco, Consilos, Bunge, Basf, Toledo do Brasil.

Durante a feira a Setec também renovou os termos de cooperação técnica com todas as empresas que já estão atuando no projeto, firmando o compromisso de parceria até 2006.

A secretária Terezinha Maggi destacou que a iniciativa do Governo do Estado em firmar parceria para qualificação foi elogiada por todos os empresários presentes na feira. "Mesmo com o contingenciamento de recursos do Governo Federal estamos driblando as dificuldades orçamentárias com medidas arrojadas e criativas. O importante é proporcionar a qualificação profissional para os trabalhadores mato-grossenses, gerar emprego e renda", destacou a secretária.

Rosamaria Carvalho frisou que o projeto foi bem recebido por todos os empresários do ramo devido a credibilidade que o governador e a secretária Terezinha Maggi possuem no meio empresarial e os resultados obtidos pelo projeto desde sua implantação em agosto de 2003.

O projeto Parceria Rural, na agricultura, qualificou 346 trabalhadores em nove municípios do Estado em 2003. Para este ano a meta inicial é capacitar 1,2 mil pessoas em 13 cidades. Já foram realizados cursos de operadores de máquinas em dois municípios: Diamantino e Tangará da Serra.

Mais que oferecer qualificação aos trabalhadores, avaliou o governador Blairo Maggi, as empresas parceiras estão dando uma enorme contribuição social ao ajudar a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do campo. "O que estamos fazendo é dar oportunidade para aquele homem que não conhece nada sobre máquinas e passam a ser inseridos no mercado de trabalho com qualificação profissional", comentou Maggi, durante assinaturas de convênios do projeto na Agrishow Cerrado.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385391/visualizar/