Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Abril de 2004 às 17:04
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou neste mês, a segunda etapa do curso de formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 40 professores participaram da capacitação, que é uma das ações do projeto Fazendo Escola.

Os participantes do encontro eram provenientes de municípios cujo índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é inferior ou igual a 0,5, como Jangada, Porto Alegre do Norte, Acorizal e Rosário Oeste. O IDH é um dos pré-requisitos exigidos para receber os recursos do programa Fazendo Escola, anteriormente conhecido como Recomeço, que foi implantado em Mato Grosso desde 2001.

A primeira etapa da capacitação, que visa subsidiar os professores para que façam, em sala de aula, uma abordagem interdisciplinar, levando em conta as condições de vida dos alunos, ocorreu em dezembro de 2003. Nesta fase, que teve uma carga horária de 40 horas, os professores participaram de oficinas, grupos de trabalhos e palestras englobando as diversas áreas do conhecimento.

Segundo a coordenadora do projeto em Mato Grosso, Lúcia Ida de oliveira, esta etapa abordou o projeto em suas especificidades. “Fizemos a organização curricular do EJA, com metodologia de projetos temáticos que integram e fundamentam a interdisciplinaridade”, explica a coordenadora.

De acordo com Lúcia Ida, este é o sétimo encontro realizado pela Seduc. Para ela os resultados já podem ser vistos entre esses professores. “Os professores ficaram livres para desenvolver seus projetos a partir da realidade dos alunos, para depois buscar a explicação científica do assunto abordado. Observamos que existe uma segurança da parte deles nessa elaboração, o que não acontecia antes”.

Em 2003, os recursos enviados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do projeto Fazendo Escola à Seduc, foi de aproximadamente R$ 141 mil, divididos em 12 parcelas.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385426/visualizar/