Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 20 de Abril de 2004 às 10:29
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Flávia Nogueira, e a adjunta da pasta, Jackeyline Mapurunga, participam nesta terça-feira (20.04), às 14h., da apresentação do Programa de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso (MT Regional) aos secretários de Estado. A apresentação acontece na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

As secretarias de Estado irão compor o Conselho Gestor do MT Regional e, em conjunto com o Conselho Consultivo, definirá que cadeias produtivas serão priorizadas este ano pelo programa, uma vez que as regiões a serem atingidas nos próximos três anos já estão definidas. Este ano serão atingidas a Baixada Cuiabana, a região de Alta Floresta, a região de São Félix do Araguaia (Baixo Araguaia) e a de Juína. Em 2005 será a vez das regiões de Juara, Cáceres e Barra do Bugres e, em 2006, das de Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.

REGIÕES - Em cada região, foram identificadas diversas cadeias produtivas que, a partir daí, serão selecionadas para o desenvolvimento do trabalho. Na região de Cuiabá e Várzea Grande, as principais cadeias produtivas identificadas foram as de turismo, hortifruticultura, piscicultura,amidos (milho, mandioca, arroz).bovinocultura (carne, leite, couro) e silvicultura.

Já na região norte (Alta Floresta e Portal do Amazonas), além do amido, da bovinocultura de corte, da silvicultura e do turismo, o cacau, o café, o feijão, o coco, a madeira, a castanha, a criação de aves e pequenos animais e a apicultura também se destacaram como fortes vocações.

Na região do Baixo Araguaia, além das culturas identificadas anteriormente, destaca-se a cultura da mamona, a avicultura e a suinocultura, além da cana-de-açúcar e do gado de leite. A agropecuária orgânica foi vocação de destaque na região de Juína, além da madeira, da bovinocultura de corte e de leite, do turismo, da piscicultura e da mandioca.

PROGRAMA - O MT Regional é um programa de Governo que congrega todas as secretarias de Estado, cujo objetivo é organizar e estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas (conjunto de etapas pelas quais passam e se transformam os diferentes insumos). Isso será feito por meio da sincronização das ações das secretarias, o que evitará, por exemplo, a sobreposição de projetos ou programas sobre o mesmo tema e na mesma região. Com isso, além de se reduzir gastos públicos, agiliza-se o trabalho do Governo. A Secitec e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) são as coordenadoras executivas do MT Regional, cuja coordenação geral é da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

AGENDA - Quinta-feira (22.04), Jackeyline Mapurunga participa da apresentação do MT Regional à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), às 9h., à Caixa Econômica Federal, às 10 h., e ao Cefet-MT, às 17 h. Na sexta-feira (23.04), Flávia Nogueira participa da apresentação ao CDL, às 10h30, ao Senai, às 14h30 e ao Sesi, às 15h.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/385479/visualizar/